Uma onda de aplausos, gritos de apoio e buzinas reuniu gaúchos de todos os cantos nesta sexta-feira (12) e teve destino certo: homenagear profissionais da saúde que lutam diariamente para salvar vidas na batalha contra o coronavírus. Desde o começo de 2020, são eles que amparam não só os infectados pela doença, mas também familiares: em meio à crise, além de oferecerem seus conhecimentos para tratar pacientes, se transformaram em pontos de acolhimento.
A data para a ação, impulsionada pelo Grupo RBS, foi escolhida porque, nesta semana, se completa um ano desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a existência de uma pandemia.
As manifestações de apoio ocorreram em diversas cidades, como Pelotas, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Erechim, Santa Maria e Caxias do Sul. Em Porto Alegre, as homenagens foram feitas por moradores de bairros como Centro Histórico, Petrópolis, Jardim Botânico, Cidade Baixa, Medianeira, Moinhos de Vento, Boa Vista, Menino Deus, Floresta, Tristeza, Jardim do Salso e Humaitá.
No Largo dos Açorianos, na região central, dezenas de pessoas foram para as janelas dos apartamentos saudar os profissionais da saúde com palmas e gritos de apoio. Alguns moradores também acendiam e apagavam as luzes. Na janela de um dos edifícios, um cartaz foi estendido com mensagem de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) e de incentivo à vacinação.
Do outro lado da Avenida Loureiro da Silva, no Largo da Epatur, cerca de 10 viaturas da Guarda Municipal ligaram as sirenes em apoio ao ato.
Às 19h30min, os seis sinos da Catedral Metropolitana, no centro da Capital, badalaram. Em frente à construção histórica, ao menos carros e motos da Brigada Militar acionaram as sirenes. O forte som dos sinos e sirenes não tinha como passar despercebido e interrompeu conversas. Nos prédios vizinhos, moradores saíram às janelas.
— Já tive covid-19. Sou muito agradecida aos profissionais da saúde e à coragem que eles têm — disse a escrevente Isadora Luz.
Entidades, autoridades, universidades e empresas também aderiram ao movimento. As luzes do Estádio Beira-Rio e da sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) foram acendidas na cor verde. O gesto aconteceu às 19h30min, acompanhando as palmas que vinham das janelas e o badalar dos sinos de igrejas de Porto Alegre. A Arena não se iluminou, mas o Grêmio e a própria Arena estimularam a ação pelas redes sociais durante o dia publicando a hashtag #AplausoPelaVida junto ao tweet da FGF.
Relatos de familiares dos profissionais foram exibidos pela RBS TV
No RBS Notícias, foram ouvidos familiares de profissionais da saúde, em relatos emocionantes de quem acompanha de perto a rotina dos que trabalham na linha de frente. Um deles foi o de Zelia Leiva Brambatti, que falou sobre a relação com as três filhas durante a pandemia: a fisioterapeuta Kaciane, a médica de família Karoline e a ginecologista Karine.
— As três atuam na linha de frente. Neste último ano, o nosso contato foi somente à distância. Kaciane tem uma filha de cinco aninhos e foi obrigada a ficar longe dela neste período — emociona-se.
A menina, Helena Brambatti, também falou sobre o orgulho que sente da mãe:
— Tenho muito orgulho, porque sei que ela cuida dos avós que estão doentes. Mas sei que isso logo vai passar.
Ao longo do dia, RBS TV, Rádio Gaúcha, Diário Gaúcho, GZH e Zero Hora realizaram ações para celebrar a dedicação dos profissionais. Entre elas, entrevistas ao vivo com profissionais da linha de frente e um programa especial comandado por Daniel Scola, que foi transmitido pela rádio.
Repercussões
Em nome da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, quero agradecer a todos médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia. É uma guerra contra o vírus que temos de vencer. E nossos melhores soldados são esses profissionais que dedicam sua vida para cuidar de outras pessoas.
Gabriel Souza - presidente da Assembleia Legislativa do RS
É parte da cura confiar naquele que cura.
Rabino Guershon Kwasniewski - coordenador do Grupo de Diálogo Inter-religioso de POA
Estes homens e mulheres merecem nosso total respeito e, sobretudo, nossa gratidão. Do mesmo modo, nos solidarizamos às mais de 270 mil pessoas que já perderam a vida para a Covid-19 no Brasil e a suas famílias de luto. É um momento de tristeza e reflexão, mas também de união e esperança. E a esperança passa, sem dúvidas, pelo trabalho incansável dos trabalhadores da área da saúde.
Afrânio Kieling – presidente do sistema Fetransul ( Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul)
A situação crítica que estamos vivendo exige de nós solidariedade, senso de corresponsabilidade social e oração. As pessoas que estão na linha de frente no combate ao coronavirus merecem o nosso respeito, reconhecimento e aplauso. Juntos haveremos de vencer esta crise.
Dom Jaime Spengler - arcebispo metropolitano de Porto Alegre
São verdadeiros heróis que estão lutando diuturnamente em prol da sociedade gaúcha, arriscando suas próprias vidas pelo bem comum nesta guerra contra um inimigo invisível que surpreendeu a humanidade. O Judiciário gaúcho, ciente da importância do seu papel no contexto, segue empenhado em colaborar neste verdadeiro mutirão contra os reflexos causados pelo coronavírus. Não podemos jamais perder a esperança em dias melhores, na certeza de que com fé e determinação venceremos este combate e a normalidade voltará a reinar na vida cotidiana de todos nós.
Desembargador Voltaire de Lima Moraes, presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, e desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, presidente do Conselho de Comunicação Social do TJRS
A homenagem a essas pessoas, palavras de elogio e encorajamento, são importantes e necessárias. Mas a melhor homenagem possível é cada um fazer a sua parte para poupá-los. Como cidadãos, a mais relevante forma de reconhecimento é colaborar, é cuidar-se, é fazer o que cabe a cada um para não espalhar o vírus.
Adiló Didomenico, prefeito de Caxias do Sul
Aqueles guerreiros que lutam pela vida de cada pessoa acometida pela covid-19 são heróis, grandes anjos, heróis que nós possuímos, e merecem o nosso aplauso. Vamos levar essa mensagem de energia positiva, força, para que eles tenham, e estão precisando muito da nossa força, para lutar pela vida.
César Oliveira, vice-presidente de Administração e Finanças do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG)