O Instituto-Geral de Perícias (IGP) vai restringir pela metade o encaminhamento de carteiras de identidade no Departamento de Identificação, na Avenida Azenha, em Porto Alegre. A medida será adotada para adequar o posto aos protocolos exigidos pela bandeira preta do modelo de Distanciamento Controlado.
Na segunda-feira (22), o departamento estará aberto apenas para esclarecimento de informações e entrega de carteiras que já estão prontas. A partir de terça (23), o serviço será retomado com marcação prévia de horários. Segundo o IGP, de 400 encaminhamentos por dia, o número baixará para 200.
Pessoas com horários agendados entre 22 de fevereiro e 1º de março terão o agendamento cancelado automaticamente.
O agendamento eletrônico para a próxima semana ocorre pelos sites www.igp.rs.gov.br e www.rs.gov.br e será reaberto a partir das 20h de segunda, já com a redução da quantidade de estações de trabalho e o aumento do tempo entre os atendimentos.
A Diretora do Departamento de Identificação do IGP, Katia Reolon Bittencourt apela para que apenas os casos emergenciais procurem a remarcação.
- É um dever reduzir o número de pessoas ao mesmo tempo no ambiente durante o atendimento e aumentar o tempo entre um atendimento e outro, para que possamos higienizar os equipamentos com mais frequência. Faremos todo o esforço para atender os casos emergenciais, mas para isso precisamos contar que a população só faça o agendamento eletrônico se o caso for realmente urgente - declarou.
Segundo o IGP, são considerados casos emergenciais pessoas que precisam do documento para as seguintes situações: retirar medicamentos em farmácias, viagens agendadas com urgência, cirurgias, retirada de auxílio emergencial, financiamento imobiliário, casos em que todos os documentos tenham sido furtados ou roubados ou admissão em emprego.