O município de Canoas, na Região Metropolitana, está abrindo 25 novos leitos de UTI exclusivos para tratamento de pacientes com covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a prefeitura, os equipamentos instalados são provenientes do governo do Estado e das próprias instituições hospitalares.
Do total, 10 serão disponibilizados no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) já nesta sexta-feira (5) e 15 no Hospital Universitário (HU), previstos para estarem disponíveis na próxima semana. Com esse acréscimo, o número de leitos de terapia intensiva da cidade passa de 49 para 74.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Maicon Lemos, a abertura dos novos leitos é uma maneira de manter a taxa de ocupação de UTI da cidade dentro do controle de segurança.
— Além desses dois hospitais que receberam novos leitos nesta sexta-feira, o Hospital de Pronto Socorro de Canoas abriu seis leitos de UTI e já está recebendo pacientes. A intenção é ter segurança e garantir o tratamento adequado — explica o secretário.