Vinte horas após o vento e a chuva fortes registrados na tarde de terça-feira (26) em Porto Alegre, ainda há residências e estabelecimentos comerciais sem energia elétrica. A CEEE diz que atende casos pontuais em sua área de concessão, e que a expectativa é de que até o meio-dia a situação esteja praticamente normalizada, ficando ainda pontos isolados para serem restabelecidos até o final do dia.
Durante a manhã desta quarta-feira (27), moradores da área de concessão relatavam problemas no atendimento da concessionária de energia elétrica. O aposentado Marco Aurélio Kihs, morador do bairro São Sebastião, em Porto Alegre, afirma que as comidas estragaram na geladeira e teve que tomar banho de caneca, mas que o pior é não ter uma informação precisa.— Ligamos para a CEEE, mas a informação não vem. Eu e os vizinhos chegamos a isolar um fio rompido aqui na esquina, pelo perigo. Só às 22h a EPTC esteve aqui. A CEEE apareceu depois da meia-noite, levantou os fios de energia, mas não arrumou. A gente fica sem saber quando vai voltar a luz — reclama.
Questionada sobre possíveis falhas no autoatendimento pelo 0800 721 2333, a CEEE, por meio de nota, afirma que "atendeu, ontem (terça-feira), mais de 17 mil ligações e nas primeiras horas da manhã de hoje foram atendidas mais de 3 mil ligações. Em dias de temporal, é natural que o volume de busca de contato com a empresa aumente e nem todos os clientes consigam ser atendidos ao mesmo tempo".
Segundo a companhia, as pessoas devem entrar em contato pelo SMS, enviando a palavra luz e o número da unidade consumidora para 27307, ou pelo site www.ceee.com.br. "A CEEE lembra que, nessas situações de contingência, o número de atendentes é incrementado para dar conta de atender da melhor forma possível a demanda", diz a nota.
A RGE informou ainda na noite passada que já havia normalizado a situação na área de concessão. O número de clientes sem luz na área da concessionária chegou a passar dos 12 mil, totalizando até 107 mil pontos sem energia elétrica devido ao temporal desta terça-feira.