O enfrentamento à pandemia de coronavírus, a volta às aulas e problemas no 156 e na pavimentação do município estão estre os principais assuntos tratados pelo prefeito Sebastião Melo e pelo vice Ricardo Gomes em live semanal nesta sexta-feira (29), que abordou o primeiro mês da atual gestão.
Ao falar sobre a educação, Melo afirmou que não é possível que o município continuasse com escolas fechadas e que encontrou uma rede com muita dificuldade de diálogo. O prefeito também comemorou a previsão de retorno das aulas em 22 de fevereiro e reforçou as contratações emergenciais na área:
— Quando assumimos o governo, a gente se deu conta de que aquelas contratos das merendeiras e das pessoas que fazem limpeza nas 96 escolas não existiam mais. Então, estamos desde o dia 1º de janeiro sem nenhum contrato. As empresas que se habilitaram são altamente problemáticas no ponto de vista da contratação com o poder público. Depois de uma análise, resolvemos pedir um socorro à Câmara de Vereadores para essas contratações temporárias.
A aprovação do texto na Câmara abriu caminho para a prefeitura contratar 1.032 profissionais temporários — 533 auxiliares de serviços gerais, 352 auxiliares de cozinha e 147 cozinheiros. Melo explicou a seleção desses profissionais está em andamento e pediu para a secretaria reforçar a divulgação de informações aos interessados em participar do processo.
156
Durante a live, ao receber críticas de alguns cidadãos sobre problemas com o serviço do 156, canal que centraliza um dos primeiros contatos de moradores com a gestão municipal, Melo admitiu que o serviço “não está bem” e que o Executivo está trabalhando para melhorias:
— A porta de entrada não está bem. Nosso sistema é um sistema falho. Reconheço isso. Estamos fazendo pequenas melhorias, mas temos que licitar um novo sistema, mais inteligente.
Pandemia
Melo voltou a reforçar o entendimento de que economia e saúde precisam andar juntas. O prefeito e o vice destacaram que a abertura de atividades e a queda de alguns indicadores da pandemia, como a ocupação de leitos de UTI, mostram que a decisão foi acertada.
— Abrimos o comércio. O comércio de Porto Alegre está funcionando normalmente e o covid está baixando. Estão, não é causa de aumento de covid. Você tem que ter distanciamento social, os equipamentos pessoais necessários.
Ricardo Gomes também citou o simbolismo e a importância da reabertura do Mercado Livre. Melo concordou e falou sobre a necessidade de avançar na liberação do segundo piso e nas reformas do complexo.
Sobre a vacinação contra a covid-19, Melo afirmou que o imunizante é importante, que a cidade está preparada e continua vacinando, mas que é necessário ter a vacina para avançar o processo.
Durante a transmissão ao vivo, o prefeito de Porto Alegre também citou movimentos da prefeitura para melhorar a pavimentação, dando atenção para as operações de recuperação de asfalto, e a necessidade de melhorar os trabalhos do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) no saneamento e na drenagem do município. No fim do pronunciamento, Melo citou alguns dos foco de sua gestão:
— Nossa gestão tem focos muito importantes. O primeiro deles é melhorar governança da zeladoria, entregar uma cidade mais limpa, mais conectada e que funcione nos seus serviços mais amplos. O segundo desafio é ser uma cidade que tenha no seu DNA o desenvolvimento econômico. Licenças mais rápidas, que acabem com a papelada, que o poder público tenha tempo para licenciar, que se torne automática a licença para o empreendedor, mas uma cidade que também olhe para os que mais precisam.