A dez dias da posse, o prefeito eleito de Porto Alegre Sebastião Melo (MDB) anunciou nessa segunda-feira (21) os nomes dos sete primeiros integrantes do futuro governo municipal. Entre os integrantes da equipe já conhecidos, estão figuras tradicionais da política gaúcha, como o ex-deputado e ex-prefeito de Santa Maria Cezar Schirmer, novatos em ascensão, como o vice-prefeito eleito Ricardo Gomes, e o ex-comandante da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda.
O anúncio ocorreu via transmissão ao vivo pela internet, sem direito a perguntas dos jornalistas. Melo não informou quantas secretarias terá seu governo, mas adiantou que pretende revelar novos auxiliares no decorrer da semana. Uma das nomeações consideradas prioritárias, a do futuro titular da Saúde, teve de ser adiada após o escolhido, o médico João Marcelo da Fonseca, recusar o convite na noite de domingo.
O primeiro secretário divulgado por Melo foi o da Fazenda: Rodrigo Sartori Fantinel. Auditor fiscal da Receita Municipal de Porto Alegre, Fantinel é um quadro técnico e assume com a missão de equilibrar despesas e receitas sem aumentar a carga tributária, promesse de campanha de Melo.
— A intenção é trabalhar para manter o equilíbrio fiscal do município, trabalhando para reduzir despesa com qualidade — afirmou.
Fantinel foi o único nome anunciado que não pertence a cotas partidárias. Os demais integram seis partidos da base de apoio de Melo. Embora também possa perfil técnico, o escolhido para comandar a Segurança, Mário Ikeda, é filiado ao PRTB e concorreu a vereador, mas não se elegeu. Durante a transmissão, disse ter como meta tornar Porto Alegre a capital mais segura do país.
Do PTB, Melo escolheu o ex-vereador Cássio Trogildo. À frente da pasta de Governança Comunitária e Coordenação Política, Trogildo terá como principal função servir de interlocutor do governo junto à Câmara de Vereadores.
Essa articulação também contará com o apoio de Schirmer, quadro histórico do MDB que foi anunciado para a Secretaria de Planejamento de Assuntos Estratégicos. Além da costura política, Schirmer também deve auxiliar na relação com o empresariado, sobretudo enquanto Melo não escolhe um nome definitivo para a pasta do Desenvolvimento Econômico.
Por enquanto, o cargo será ocupado interinamente pelo vice Ricardo Gomes. Entusiasta do ideário liberal, Gomes já exerceu o posto nos primeiros meses da gestão de Nelson Marchezan, mas rompeu com o prefeito.
Completam a lista preliminar de Melo os titulares das pastas de Serviços Urbanos e Administração e Patrimônio. Indicado pelo Cidadania, o advogado Marcos Felipi Garcia irá conduzir a Secretaria de Serviços Urbanos, responsável pela zeladoria da cidade. Para gerenciar o funcionalismo municipal e o mobiliário público, Melo buscou no Solidariedade o advogado André Barbosa.
Secretaria da Fazenda
Rodrigo Sartori Fantinel
É auditor fiscal da Receita Municipal há 18 anos. Mestre em Economia, foi professor universitário e superintendente da Receita Municipal de 2008 a 2014, onde é diretor de Arrecadação e Cobrança.
Secretaria da Segurança
Mário Ikeda
Aos 54 anos, é coronel da reserva e ex-comandante da Brigada. Também comandou o 15º Batalhão de Polícia Militar, em Canoas, e gerenciou o Centro Integrado de Comando e Controle Regional durante a Copa do Mundo de 2014. De 2015 a 2017, esteve no Comando de Policiamento da Capital (CPC).
Secretaria de Administração e Patrimônio
André Barbosa
Aos 47 anos, é advogado. Foi assessor na Assembleia Legislativa e procurador-chefe de gabinete da PGM de Porto Alegre de 2005 a 2006. Também foi secretário adjunto de Inovação e Tecnologia em 2014.
Secretaria de Serviços Urbanos
Marcos Felipi Garcia
Aos 28 anos, é advogado com pós-graduação em Gestão Pública e Direito Administrativo. Atuou como Chefe da Seção de Assuntos Municipais da Casa Civil no governo Sartori.
Secretaria de Governança Comunitária e Coordenação Política
Cássio Trogildo
Aos 52 anos, é administrador de empresas. Foi secretário municipal de Obras em 2011 e vereador por dois mandatos, além de duas vezes presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre.
Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos
Cezar Augusto Schirmer
Aos 68 anos, é advogado. Começou a carreira política como vereador em Santa Maria, em 1972, foi deputado estadual por cinco mandatos federal por mais três e prefeito de Santa Maria por dois mandatos (2009 a 2016). Foi secretário de Segurança Pública no governo Sartori e atualmente é vereador eleito em Porto Alegre.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo
Ricardo Gomes
Aos 40 anos, é advogado formado pela PUC/RS. Vereador eleito em 2016, foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre entre janeiro e agosto de 2017. É o atual vice-prefeito eleito de Porto Alegre.