O número de localidades da zona sul da Capital que ficaram sem água neste sábado (12) subiu de 14 para 17. Os bairros e localidades impactados são: Aberta dos Morros, Belém Novo, Belém Velho (parte), Boa Vista do Sul, Campo Novo, Chapéu do Sol (parte), Espírito Santo (parte), Extrema (parte), Hípica (parte), Ipanema (parte), Lageado (parte), Lami, Ponta Grossa, São Caetano (parte), Vila Nova (parte), Pitinga e Quirinas.
No início da noite desta sexta-feira (11), a Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo sofreu uma queda de energia elétrica. Com isso, os bombeamentos do sistema de abastecimento foram interrompidos para bairros e localidades da Zona Sul e Lomba do Pinheiro.
Ainda durante a madrugada deste sábado (12), equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com apoio da CEEE, concluíram o conserto na rede de alta tensão e a ETA Belém Novo foi religada.
O abastecimento foi retomado para parte da Restinga e Lomba do Pinheiro. No entanto, o problema atingiu os grupos de motor-bomba da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Boa Vista, o que afetou o bombeamento de água para o restante do sistema.
Às 15h, o Dmae informou que o conserto na Ebat Boa Vista foi concluído ao meio-dia deste sábado e, com isso, a ETA Belém Novo retomou o tratamento de água. Os bombeamentos estão sendo religados à medida que os reservatórios tenham níveis para a distribuição. A previsão é de normalizar o abastecimento durante a noite deste sábado e madrugada de domingo (13).
O Dmae também alerta que, após o serviço, a água poderá retornar turva ou não transparente. Isso ocorre devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.