Mesmo com a área de observação para covid-19 superlotada, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar voltou a receber pacientes com sintomas de síndrome respiratória ainda na terça-feira (10). A principal UPA da zona norte de Porto Alegre ficou com atendimento restrito por mais de 24 horas.
A restrição havia sido adotada após um aumento no número de pacientes na área de observação com sintomas sugestivos ou já com confirmação de infecção pelo coronavírus. No pior momento, ainda na segunda-feira, o espaço chegou a ter 12 pessoas aguardando transferência para hospitais.
A gerente da UPA, Jaqueline Rocha, explica que ao longo da terça-feira foram transferidos pacientes para que o local — que serve como porta de entrada na rede de saúde — pudesse voltar a receber o público.
— Com a redução do número de pacientes, pudemos retomar o atendimento. Ainda assim, estamos tendo número elevado de pacientes que buscam atendimento e precisam internar porque estão com sintomas sugestivos ou diagnóstico já de covid — explicou a gerente.
No final da manhã desta quarta-feira (11), havia nove pessoas sendo observadas na UPA, sendo que seis já tiveram diagnóstico positivo para coronavírus. O espaço é projetado para receber seis pacientes, e os demais estão sendo adequados de forma provisória.
— Estamos observando que nas últimas semanas estão chegando mais pacientes com necessidade de internação. Com isso, estão entrando mais pacientes que precisam internar do que conseguimos transferir, então, por isso, em alguns momentos acaba causando essa superlotação — prosseguiu Jaqueline.
Ainda segundo ela, a UPA recebe em média 130 pessoas por dia com sintomas sugestivos de covid-19.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre reforça que as pessoas só devem procurar UPAs e Pronto Atendimentos em casos graves. A prefeitura lembra que, além da UPA Moacyr Scliar, a rede conta com 135 postos de saúde, sendo oito funcionando até as 22h e 27 funcionando 12 horas por dia. Também há 21 serviços com pontos de testagem para covid-19 espalhados por todas as regiões da cidade.