O primeiro voo internacional com destino a Porto Alegre após quase seis meses foi cancelado. A operação da empresa TAP, que partiria de Lisboa em direção à capital gaúcha nesta quinta-feira (22), foi transferida para dezembro, ainda sem data definida.
Segundo a Fraport, o aeroporto Salgado Filho, chamado de Porto Alegre Airport pela empresa, segue sem voos internacionais comerciais e sem previsão para a volta deles. Por enquanto, nem mesmo as viagens na América do Sul, para destinos como Santiago e Buenos Aires, têm previsão de retorno.
A recuperação lenta empurra para os próximos anos a retomada completa das atividades nos aeroportos do país. Em Porto Alegre, a Fraport informou que prevê que a movimentação de passageiros só volte a ser equivalente ao período pré-pandemia no ano de 2025.
No primeiro semestre deste ano, o aeroporto da Capital teve queda de 50,4% no fluxo de passageiros, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados da Fraport, 1,9 milhão de passageiros passaram pelo terminal entre janeiro e junho de 2020, contra 3,9 milhões no período anterior. O número de rotas nacionais e internacionais disponíveis caiu 74,1%.
Apesar da demora para a retomada de voos internacionais, a empresa destaca que o aeroporto está autorizado a receber esse tipo de viagem. O que não há, por enquanto, é interesse dos passageiros e, consequentemente, das companhias aéreas.
A Fraport informou também que segue recomendações de autoridades de saúde e que adotou medidas como desinfecção das áreas do aeroporto, em parceria com o Exército. A rotina de higienização foi intensificada em banheiros, assentos, corrimões e elevadores, entre outros pontos de contato. Há álcool gel à disposição em locais de gande circulação, além de avisos sobre distanciamento e uso de máscaras. Além disso, a empresa instalou uma câmera térmica antes do embarque doméstico, que mede a temperatura de até 5 mil pessoas em meia hora, de maneira simultânea e sem contato, sem necessidade de parar o passageiro.