Em cadeiras improvisadas na calçada da Rua Luiz Manoel, na Vila Planetário, região central de Porto Alegre, profissionais de saúde aplicam questionários a homens, mulheres e crianças. As perguntas, sobre possíveis sintomas da covid-19 ou comorbidades dos pacientes, antecedem o teste rápido para detectar anticorpos da doença. Desde o último sábado (10), mais de 500 moradores da região já foram testados gratuitamente para coronavírus.
Quem aplica os testes são voluntários das ONGs Misturaí e Médicos do Mundo Porto Alegre. São mais de 80 pessoas, entre elas biomédicos, farmacêuticos, médicos, enfermeiros e estudantes de instituições como Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
Vestindo jalecos, máscaras e viseiras, os voluntários conversam com a população, explicando que a testagem, feita em cerca de 15 minutos, mostra quem já teve contato com o vírus. Boa parte do grupo já fazia trabalho voluntário no bairro Santana, levando marmitas para pessoas em situação de vulnerabilidade e informações sobre como se prevenir durante a pandemia. Agora, a ideia é disponibilizar testes para todos.
— Temos carinho por essa comunidade e queremos oferecer teste para quem não conseguiria fazer de outra forma. É uma questão de respeito e dignidade com pessoas que, muitas vezes, são tratadas como invisíveis — diz o biólogo e voluntário Thiago Rodrigues Pedroso, 34 anos.
Chamado Testaí, o projeto tem recebido doações de equipamentos de proteção individual (EPIs), lanches e material informativo de parceiros públicos e privados. A Global Med, empresa do ramo médico-hospitalar, doou os mais de mil testes que serão aplicados até a próxima terça-feira (20).