A prefeitura abriu, na tarde desta sexta-feira (30), os envelopes com propostas para a concessão das paradas de ônibus de Porto Alegre. Surgiram três interessados, mas ainda não foi conhecido o vencedor da licitação.
O motivo, explica o o secretário de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro, é uma dúvida com relação à participação de um dos consórcios, o All Space. No mesmo envelope, ele colocou três propostas diferentes. O edital previa a apresentação de uma proposta apenas por empresa ou consórcio.
— Tendo em vista a regra do edital, agora a Comissão de Licitações vai avaliar se esse consórcio que apresentou três propostas será desclassificado. Esse resultado deve sair no começo da próxima semana — explica o secretário.
O critério de julgamento da licitação é a maior oferta de abrigos. A atual concessionária dos relógios de rua da Capital, a norte-americana Clear Channel, se propôs a instalar 1.221; o consórcio Inova Poa, 1.507; e, por fim, o All Space colocou as propostas de 1.150, 1.640 e 1.820 abrigos.
Ribeiro comemora que houve um bom nível de competição, extrapolando a quantidade de abrigos e investimentos mínimos previstos. Mesmo se houver a desclassificação da proposta mais alta, há a expectativa de um aporte na casa dos R$ 40 milhões, além de um custo de manutenção estimado em R$ 428 milhões.
O secretário espera assinar o contrato com a empresa vencedora ainda neste ano. Ele terá a validade de 20 anos.
Sobre os abrigos
O edital contempla dois modelos de abrigos. Um deles tem quatro assentos e três tomadas USB, e outro tem três assentos. Ambos terão piso tátil e espaço para cadeirantes, iluminação artificial, proteção para vento e chuva, informações sobre circulação e atendimento, além de três faces publicitárias.
O modelo também prevê instalação de câmeras de monitoramento que auxiliarão no cercamento eletrônico, além de painéis informando a próxima chegada dos ônibus — as paradas que receberão esses dispositivos serão escolhidas pela EPTC. Em contrapartida, o parceiro privado poderá fazer a exploração publicitária dos espaços.