Após mais de 40 pessoas serem removidas de um prédio no Loteamento Irmãos Maristas, por risco de desabamento, técnicos do Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre (Demhab) aprovaram os laudos que garantem a segurança do local. Os documentos foram encaminhados pela construtora do imóvel, no bairro Rubem Berta, na zona norte da Capital.
O loteamento é a nova residência dos moradores da Vila Nazaré, que foram transferidos pois as casas do antigo bairro serão demolidas para ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho.
De acordo com o Demhab, a análise dos técnicos garante que o local é seguro para os moradores. E, por isso, será dada continuidade a transferência das famílias. O Demhab ressalta que, caso houver alguma comprovação técnica que contrarie o laudo apresentado pela construtora, a Direcional Engenharia, a orientação será alterada.
O laudo técnico estrutural e a anotação de responsabilidade técnica (ART) garantem a estabilidade das estruturas de todos blocos do local.
Além disso, o Departamento solicitou que sejam intensificados os reparos necessários nas unidades, que é obrigação legal da empresa responsável pela obra.
Moradores removidos
Na sexta-feira passada (9), mais de 40 pessoas precisaram ser removidas do loteamento devido à possibilidade de desabamento de um dos prédios. Segundo o Corpo de Bombeiros, alguns moradores sentiram tremores e ouviram estalos – uma delas, inclusive, relatou ter chegado a ver alguns móveis se mexeram. A corporação recebeu diversos chamados e foi até o local, onde foram constatadas rachaduras. Todas as pessoas foram retiradas do prédio, que tem cinco andares e vinte apartamentos.
Uma vistoria no sábado (10), constatou que não havia danos no edifício, e os moradores foram liberados para retornarem às casas.
Mais famílias serão realocadas para o local
O Departamento Municipal de Habitação prepara a transferência de 284 famílias que ainda residem na Vila Nazaré para o loteamento até dezembro. Ao todo, 77 famílias assinaram contrato com a Caixa Econômica Federal para a mudança. Outras 48 devem formalizar o compromisso na próxima semana. O loteamento foi construído pelo Programa Minha Casa Minha Vida.