Um homem de 63 anos morreu afogado após acidente em uma embarcação nas águas do Guaíba, em Porto Alegre, no último domingo (25). O corpo de Paulo Augusto Krupp foi encontrado por equipes do Corpo de Bombeiros no fim da manhã desta segunda-feira (26), nas proximidades do Clube dos Jangadeiros, no bairro Tristeza, na zona sul da Capital. O idoso era sócio do clube, que lamentou a morte:
“O Clube dos Jangadeiros lamenta com enorme pesar o falecimento do sócio Paulo Augusto Krupp, de 63 anos e comandante do veleiro Maré 15, que veio a falecer na tarde deste domingo, 25 de outubro, em um trágico acidente nas águas do Guaíba. O Jangadeiros manifesta total suporte a sua esposa e familiares durante esse momento difícil”.
O 1º tenente do Corpo de Bombeiros Vagner Silveira da Silva informou que as buscas pelo idoso iniciaram por volta das 15h de domingo. Informações preliminares indicam que a vítima estava navegando junto da esposa. A mulher teria ido ao banheiro e quando retornou escutou um barulho e deparou com o companheiro na água.
Ela teria tentado manobrar a embarcação para socorrer o idoso, que acabou desaparecendo no Guaíba. As buscas foram encerradas pouco depois das 11h desta segunda-feira, com a localização do corpo.
Duas equipes participaram da operação de buscas, com cinco agentes divididos em duas embarcações.
Dicas de segurança
A reportagem de GZH ouviu o capitão dos portos de Porto Alegre, capitão de Mar e Guerra Rafael Santos, que deu dicas para prevenir acidentes em embarcações.
Santos citou a importância de seguir os 10 mandamentos da segurança da navegação, previstos pela Marinha. Entre os itens está garantir a disponibilidade de coletes salva-vidas para todos os tripulantes e boias, por exemplo. O comandante também destaca a importância de informar plano de navegação ao local de onde está saindo e de observar as condições meteorológicas:
— Todas as vezes que for a um passeio ou viagem embarcado, é importante ter atenção às previsões meteorológicas. O condutor, o comandante tem que estar atento a eventuais mudanças meteorológicas, sinais de mau tempo, tais como aumento da intensidade de vento, o estado do mar ou da hidrovia e a queda acentuada de pressão atmosférica que pode indicar que está chegando uma frente.
Entre os principais erros cometidos por usuários das hidrovias, o capitão cita a não utilização do colete salva-vidas por usuários de motos aquáticas e condutores não habilitados. O comandante destacou que a Capitania, assim como a Marinha em todo o país, inicia a operação verão em dezembro, com ações para fortalecer as ações de fiscalização, a preservação dos mares, lagos e rios e a segurança nas águas.
O capitão destaca que, apesar de não ser uma medida obrigatória, o conhecimento da tribulação no âmbito dos primeiros socorros é um dispositivo de segurança a mais diante de imprevistos.
10 mandamentos da segurança na navegação
- Faça a manutenção correta da sua embarcação
- Tenha a bordo o material de salvatagem prescrito pela capitania
- Respeite a lotação da embarcação e tenha a bordo coletes salva-vidas para todos os tripulantes
- Mantenha os extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade
- Ao sair, informe o seu plano de navegação ao seu iate clube, marina ou condomínio
- Conduza sua embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes
- Se beber, passe o timão para alguém habilitado
- Mantenha a distância das praias e dos banhistas
- Respeite a vida, seja solidário, preste socorro
- Não polua o mar, lagos e rios e hidrovias
Fonte: Marinha do Brasil