Um projeto com intuito de abarcar diferentes bandeiras e o objetivo de ajudar instituições locais durante a pandemia. Essa foi a ideia da estudante de Publicidade e Propaganda da UFRGS Gabriela de Sá que em pouco tempo contatou outras cinco colegas de curso para integrar o Ctrl G, que troca artes digitais por doações em dinheiro para entidades sociais de Porto Alegre e região metropolitana.
A ideia surgiu no início da pandemia e as meninas decidiram então fomentar não só recursos para pessoas em vulnerabilidade social, mas também uma pauta que começa ganhar relevância no mercado publicitário: a presença de mulheres na criação das agências.
Em uma conta no Instagram, o projeto disponibiliza uma lista com três instituições que devem receber as doações. O depósito é feito diretamente para a instituição e o comprovante serve como um "vale-troca". Através de um formulário, o comprovante anexado dá direito a artes digitais produzidas mês a mês pelas estudantes. Quanto mais generosa a doação, mais opções de desenhos são disponibilizadas.
O projeto que iniciou há cerca de dois meses já arrecadou R$ 810 e distribuiu 46 artes. No início, os desenhos eram disponibilizados apenas no formato digital. Agora, por um valor extra que cobre apenas os gastos com impressão e frete, também é possível optar por receber o desenho em casa. A logística ocorre em parceria com a Puma Entregas, um grupo de meninas que faz delivery usando bicicletas de forma independente na Capital.
Essas parcerias inspiraram o nome do projeto: ctrl + G é o comando de agrupar elementos nos programas mais usados para produzir arte digital.
— É sobre unir forças e fomentar um ciclo de trabalho de mulheres além da produção de bens e serviços locais — conta Gabriela.
No início de cada mês, uma interação é feita no Instagram do projeto para que as pessoas escolham a temática dos desenhos. No mês de setembro, a saudade foi a escolhida pelos seguidores.
— Fala desse momento que estamos vivendo, a saudade de ver as pessoas, de uma vida considerada normal.
A estudante conta que o projeto recebeu diversos elogios e foi muito bem aceito nas redes sociais. A ideia é continuar com a iniciativa mesmo em um momento pós-pandemia.
— Nós queremos construir algo não linear, que aquela doação não seja apenas um valor na conta da instituição, mas o incentivo para artistas, para mulheres. Queremos ajudar quem está mais perto da nossa realidade e divulgar o nosso trabalho.
Para adquirir uma arte do projeto basta entrar no Instagram @projetoctrl_g e consultar a lista de instituições. Na página também é possível encontrar os passos para efetuar a troca do comprovante pelo desenho.