Foi identificado como Paulo Cesar Saldanha dos Santos, de 53 anos, o homem encontrado morto no Guaíba após o barco de alumínio em que estava virar nas proximidades da praia do Lami, zona sul de Porto Alegre, na tarde da segunda-feira (28). Segundo a Polícia Civil, a vítima estava acompanhada do irmão e do dono do barco. Eles ficaram cerca de cinco horas à deriva.
— Eles permaneceram das 15h30min até as 20h agarrados ao barco. Quando estavam próximos da terra, a vítima acabou se soltando. Os outros dois ocupantes do barco conseguiram se salvar e acionaram os bombeiros — informou o delegado Gerson Nadler, titular da 7ª Delegacia de Polícia, no Lami.
Conforme informações preliminares repassadas à polícia, o grupo estava acampando no Morro do Côco, na região de Itapuã, e retornava para comprar mantimentos no Lami. A polícia ainda não sabe o que teria feito o barco virar:
— Quando tem qualquer tipo de vento, o Guaíba acaba gerando ondulações que podem acabar virando o barco, dependendo do porte da embarcação.
O delegado disse que pretende ouvir os dois sobreviventes nos próximos dias. Uma perícia realizada pelo Departamento Médico-Legal (DML) deve apontar as causas da morte de Santos.
— Vamos comprovar se o óbito ocorreu devido à queda e ao afogamento. Não podemos descartar nada até a chegada dos laudos — finalizou.