Correção: os bares autuados ficam no bairro Cidade Baixa e na Rua Padre Chagas, e não como informado entre 11h10min e 14h34min. O texto foi corrigido.
O tempo ameno e sem chuva do início da madrugada deste sábado (12) causou aglomerações de pessoas em pontos tradicionais de movimentação em Porto Alegre. Dois bares foram autuados por agentes da Guarda Municipal — um no bairro Cidade Baixa e outro na Rua Padre Chagas. Os nomes dos locais não foram divulgados porque os estabelecimentos ainda podem apresentar recurso.
O comandante da Guarda, Marcelo Nascimento, informa que os bares foram autuados por terem permitido aglomerações e filas externas. Agora, eles terão 30 dias para apresentar recursos. Depois disso, poderão ser definidas três penalidades: multa (que pode passar de R$ 8 mil em caso gravíssimo), interdição e cassação do alvará.
Segundo Nascimento, os agentes identificaram quatro pontos de grande circulação de pessoas nesta madrugada: Rua Fernando Machado, cruzamento da Rua Lima e Silva com a Rua da República e cruzamento da República com a Rua José do Patrocínio, na Cidade Baixa, e Rua Padre Chagas, no Moinhos de Vento. No entanto, nenhuma pessoa foi autuada.
— Era uma aglomeração espontânea, gerada pela movimentação, e não algo organizado. Quando os guardas agiram, elas saíram e não houve nenhum tipo de enfrentamento.
Este foi o final de semana com maior circulação de pessoas em bares desde a última liberação de atividades. Assim, a Guarda Municipal pretende intensificar a fiscalização:
— Nós já imaginávamos que, com a abertura gradual, as pessoas se sentissem mais seguras para confraternizar novamente. Nesses lugares tradicionais de encontros, essa movimentação começou agora, já que os últimos fins de semana foram de chuva. Vamos ter que nos preparar para isso.