Uma análise do fluxo de veículos na trincheira da Avenida Ceará está em andamento pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em Porto Alegre. O intuito é verificar como e em que momentos condutores passam acima dos 40 km/h pela lombada eletrônica instalada no acesso da rua Zaida Jarros para a trincheira.
Mais de 7,2 mil infrações por excesso de velocidade foram registradas no local no primeiro semestre deste ano. O ponto tornou-se o maior em registro de multas devido à velocdade elevada em Porto Alegre. Conforme o diretor técnico da EPTC, Marcelo Hansen, a análise vai ajudar a equipe aumentar a sinalização de acesso à trincheira.
— A geometria ali não ficou tão favorável. Então é importante ter o redutor de velocidade naquele ponto para evitar acidentes. Vamos analisar os dados para ver o que podemos fazer em termos de sinalização. Talvez nova pintura, mais placas — disse.
Ainda não há prazo para que o estudo seja finalizado. Apesar da queda de movimento, as multas por excesso de velocidade subiram de 85 mil para mais de 97 mil no primeiro semestre de 2019 para 2020. Além da Trincheira da Ceará, a Avenida Castello Branco, Oscar Pereira e Antônio de Carvalho integram as vias com os maiores números de muitas por excesso de velocidade.