Enquanto o asfalto era pintado, amigos e familiares finalizara o último capítulo na relação com o Thiago Manzoni Gonçalves, de 18 anos. O jovem perdeu a vida em acidente de trânsito em julho deste ano, na zona norte de Porto Alegre. Nesta sexta-feira (21), uma borboleta branca foi pintada na Avenida Assis Brasil, próximo à Rua Abaeté, onde ocorreu a colisão - o desenho é uma ação Fundação Thiago de Moraes Gonzaga (Vida Urgente), que prega ações de combate à violência no trânsito.
Dias antes do acidente, Gonçalves havia começado um empreendimento de entrega de bebidas com o pai na Região Metropolitana. Em 19 de julho, enquanto se deslocava para pegar mais uma remessa de produtos a serem entregues, ele perdeu o controle da motocicleta que conduzia e atingiu um poste na Avenida Assis Brasil, no bairro Sarandi. Thiago não resistiu aos ferimentos e morreu.
A ação desta sexta-feira foi um momento de muita comoção. Um carro com um som potente, que o jovem adorava, foi levado ao local e músicas deram o tom à homenagem em uma pequena cerimônia.
Quem esteve presente não conseguiu conter a emoção. Em círculo, de mãos dadas, família e amigos fizeram homenagens a Thiago. A mãe da vítima, Aline Manzoni, disse que a borboleta é símbolo de conscientização.
— A gente tem que respeitar o trânsito. A gente tem que viver com respeito. A borboleta é saber que ele está em outra dimensão. É uma homenagem para que ele sempre seja querido e lembrado por nós, como sempre foi — disse a mãe do jovem.
Com a morte de Thaigo, Weslley Souza, de 18 anos, perdeu um amigo de longa data. Os dois se conheceram na infância e eram muito próximos. A perda no trânsito fez Weslley refletir sobre o risco.
— Quando eu passar por aqui, é algo que nunca vou esquecer — ponderou.