A prefeitura de Porto Alegre retomou nesta segunda-feira (6) o serviço de instalação de barreiras de proteção de concreto no corredor de ônibus da Avenida Protásio Alves. As obras de fixação dos objetos, conhecidos como barreiras "New Jersey”, devem seguir até agosto e causar alterações no trânsito de coletivos na via (veja abaixo).
Os desvios no corredor de ônibus, iniciados nesta segunda, ocorrem no trecho entre as estações Hospital de Clínicas e Santa Inês. A prefeitura destaca que haverá sinalização e indicações sobre os desvios e ajustes, que podem ocorrem com o avanço das obras. A primeira estação a receber as novas barreiras será a que fica perto do Colégio Israelita. Em caso de chuva forte, os trabalhos podem ser suspensos por questões de segurança.
O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen, afirma que 87% da instalação já está concluída. Os outros 13% são referentes a trechos das estações Santa Inês e do Colégio Israelita. Nesse perímetro, serão instaladas as 165 barreiras restantes. Gazen explica que a operação retomada prevê somente a colocação das placas:
— Essa obra da instalação das barreiras é somente a colocação e a instalação dessas proteções de concreto, que nós chamamos “New Jersey”, no corredor de ônibus da Protásio Alves.
Os serviços iniciaram em 2019, mas foram paralisados em razão de dificuldade jurídicas e administrativas da empresa que executa o serviço. A prefeitura investiu cerca de R$ 979 mil na obra. A verba foi levantada em financiamento da Caixa Econômica Federal, do Banrisul e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim).
Os equipamentos são confeccionados em concreto de alta resistência a colisões. A principal função do dispositivo é garantir a separação dos corredores de ônibus do fluxo dos demais veículos, possibilitando maior segurança aos passageiros no trânsito e nas estações, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Como serão as alterações no trânsito
- Em razão das obras, os ônibus serão desviados do corredor para a Avenida Protásio Alves nas estações onde estiverem ocorrendo as instalações. Após percorrer o trecho sob intervenção, os coletivos retornam ao corredor exclusivo
- Uma parada provisória será alocada na altura da estação para atender os passageiros
- Os desvios no corredor de ônibus ocorrerão das 8h às 18h, no trecho entre as estações Hospital de Clínicas e Santa Inês
- As obras devem seguir até agosto, segundo estimativa da prefeitura
- A EPTC informou que agentes de trânsito vão monitorar a operação