Após anunciar a suspensão dos vales-transporte de ônibus municipais de quem atua em áreas não essenciais e não autorizadas, a prefeitura de Porto Alegre vai solicitar que Trensurb e Metroplan adotem medida semelhante. Permanecerá com VT ativo todo trabalhador de serviços essenciais e de outras atividades com funcionamento permitido.
A intenção é que empregados da Região Metropolitana, que recebem passagens nos cartões SIM e TEU para trabalhar na Capital, não possam utilizar os passes durante as restrições.
— Estamos fazendo o contato. Iremos comunicar os CNPJs de empresas não essenciais e pedir o bloqueio dos cartões de vale-transporte para quem trabalha nessas empresas em Porto Alegre, que é onde podemos atuar — relata o secretário municipal de Mobilidade Urbana da Capital, Rodrigo Tortoriello, a GaúchaZH (confira, abaixo, entrevista completa).
A prefeitura ainda não recebeu nenhuma resposta. A reportagem questionou a Trensurb que, através da assessoria de imprensa, informou que não recebeu nenhum pedido da prefeitura. A Metroplan também destaca não ter sido procurada, mas já encaminhou o tema para discussão no comitê de crise do órgão.
No modelo proposto pela Capital, quem utiliza os cartões SIM e TEU para vale-transporte, mas atua em qualquer outra cidade, não seria impactado.
Bloqueios
A partir de quinta-feira (9), os vales-transporte dos trabalhadores de setores com atividades suspensas serão bloqueados — a prefeitura estima que 130 mil serão afetados pela medida. No entanto, ainda será possível pagar as passagens nos ônibus da Capital em dinheiro, em qualquer hora do dia.
Entrevista
Abaixo, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, explica os principais pontos da suspensão de cartões TRI utilizado como vale-transporte para quem atua em atividades não essenciais e não autorizadas a partir de quinta-feira (9).
O bloqueio começa a valer na quinta-feira. Como e onde o usuário poderá conferir se o cartão dele está bloqueado?
Nós estamos desenvolvendo uma área dentro do site do TRI para que o cidadão possa conferir se o cartão dele está bloqueado ou não e se vai ter direito a usar o transporte. Mas, pode-se ter a noção que as atividades que estão fechadas, de acordo com o decreto, é que são as principais. Então, não há dúvida, por exemplo, quanto as grandes lojas varejistas. Estão fechadas há alguns dias. Então, o cartão TRI daquela pessoa não será validado a partir de quinta-feira. Basta a pessoa ver se o seu estabelecimento está autorizado ou não a funcionar e a partir daí já pode ter uma ideia se o cartão vai funcionar ou não.
Mas se sabe quando ela vai poder conferir também pelo site ou app?
Nós estamos trabalhando para que o site esteja no ar o mais rápido possível.
O prefeito falou quarta-feira, há possibilidade?
Pode ser quarta-feira. Nossa meta é essa.
A Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) diz que não teria condições técnicas para isso, que apenas para quinta ou sexta...
Nós estamos construindo.
Quem tiver o cartão bloqueado de forma errada, o que deve fazer para reverter a situação?Serão disponibilizados dois telefones: o 118 da EPTC e um da ATP para que a pessoa possa registrar a reclamação e enviar o documento que comprove que o cartão foi bloqueado indevidamente.
O bloqueio no vale-transporte de atividades não essenciais será de quantos dias?
A princípio, 15 dias.
Se o trabalhador ficar em dúvida se sua área é essencial, deve falar com quem?
Liga para a empresa dele. Por exemplo: a pessoa está indo trabalhar? Se não está, terá o vale-transporte suspenso.
A prefeitura vai pedir que Trensurb e Metroplan bloqueie os vales-transportes dos cartões TRI, SIM e TEU, nos mesmos moldes da Capital?
Sim, estamos fazendo contato com Metroplan e Trensurb para termos o mesma ação em todos os sistemas. Iremos comunicar os CNPJs de empresas não essenciais (neste caso, Trensurb e empresas metropolitanas poderiam bloquear cartões vale-transporte somente de pessoas que trabalham em atividades não essenciais em Porto Alegre).
Trensurb e Metroplan responderam?
Ainda não.
Haverá restrição para pagamento em dinheiro em algum horário, como chegou a ser anunciado?
Por enquanto, não. Mas, se houver desrespeito à medida, poderemos providenciar a suspensão do pagamento em dinheiro em horários determinados ou durante o dia inteiro.
Idosos seguirão com cartões bloqueados das 6h às 9h e entre as 16h e às 19h?
Continua o mesmo sistema desde o início da pandemia.
Usuários de qualquer outra modalidade do cartão TRI serão impactados com a medida?Não.
Haverá novo corte de linhas e horários de ônibus?
Não. Neste momento, em que estamos com limite mais baixo de operação, não há necessidade de cortar mais ainda. O que a gente realmente pede às pessoas é a compreensão de que não é para sair de casa. Então, se você não está trabalhando e não tem nenhuma atividade essencial a ser realizada, fique em casa para evitar o contágio e a contaminação nas ruas.