Cerca de seis pessoas atearam fogo em cinco pneus na Rua Sarmento Leite, no bairro Farroupilha, em Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira (31). Por volta das 6h45min, o grupo também estendeu duas faixas no viaduto Imperatriz Leopoldina.
A reportagem de GaúchaZH passava pelo local no momento do ato. Com a presença da equipe, os participantes fugiram correndo em direção ao bairro Cidade Baixa. As chamas foram controladas pelos bombeiros. O trânsito chegou a ficar bloqueado por cerca de 15 minutos, mas já foi liberado.
Segundo o tenente-coronel Fernando Gralha Nunes, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, as faixas foram apreendidas e serão apresentadas à Polícia Civil.
— O que conseguimos apurar, até agora, é que o protesto pode ter relação com grupos anarquistas — informou.
Uma das frases dizia “diante do inimigo: indomáveis! Força Mônica e Francisco”. Segundo o comandante, tratam-se de Mônica Caballero e Francisco Solar, acusados da colocação de uma bomba em uma basílica em Zaragoza, na Espanha, em 2013:
— Vamos apresentar o caso na 1ª Delegacia de Polícia, que tem expertise e conhecimento para tratar desses assuntos.
Uma câmera da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) não estava operando no momento do incêndio. A Brigada Militar aguarda a abertura do comércio da região para tentar acessar imagens que possam ajudar na apuração do caso.