A madrugada fria mudou a paisagem de vários pontos de Porto Alegre na manhã desta quarta-feira (15). A Capital registrou geada e a menor temperatura do ano ao amanhecer: 3,3°C
No sítio do Laçador, na Zona Norte, o gramado ficou coberto de gelo nas primeiras horas do dia. Ao lado da estátua símbolo da cidade, em frente a uma locadora de veículos, a calçada ficou branca.
O motorista de aplicativos Lucas da Silva, 33 anos, diz nunca ter visto tamanho frio na Capital.
— Assim, nunca vi. O Laçador desse jeito, e o gramado branco. Impressionante — afirmou, enquanto fazia imagens do fenômeno.
De poncho, o caxiense Alexandre Trentin, 43 anos, também registrou a situação em uma série de fotos. O engenheiro civil afirma que está acostumado com os campos brancos pelo frio na Serra, mas não em Porto Alegre.
— Em Caxias é normal, mas aqui nunca tinha vindo — disse.
Na região central da Capital, a saída encontrada pelos trabalhadores de uma lavagem foi acender uma fogueira no piso da empresa. Charles Rodrigues, 37 anos, afirma que a medida ajuda a esquentar até que chegue algum cliente.
— Aí a congela a mão de novo — explica, enquanto torce um pano encharcado.
Nas ruas, a saída para os pedestres foi andar com as mãos nos bolsos e com os rostos cobertos por máscara — que protege do coronavírus e do ar gelado.