O Hospital Beneficência Portuguesa, localizado em Porto Alegre, retoma o serviço de alta complexidade a partir desta sexta-feira (24). Dois anos após a reabertura, a instituição volta a contar com leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). A Associação Beneficente São Miguel (ABSM), que administra o hospital desde 2018, inaugura 19 leitos de terapia intensiva às 17h desta sexta, voltados a pacientes de convênios e privados. Para o diretor-executivo Ricardo Pigatto, o momento é de alegria, mesmo em meio à pandemia do coronavírus.
— A gente fica triste com o momento em que estamos vivendo, mas felizes em entregar novos leitos em pleno inverno e poder contribuir com a saúde da Capital — afirma.
A UTI estava desativada desde antes mesmo do fechamento do hospital, até então administrado pela Associação Portuguesa de Beneficência, que fundou a instituição em 1870. Nos últimos anos, porém, o hospital passou por uma série de dificuldades financeiras que culminou numa mobilização da comunidade pela manutenção dos serviços e na troca de gestão.
Para celebrar a retomada do serviço de alta complexidade, o espaço recebeu o nome de UTI Moacyr Scliar, médico que nasceu no Beneficência e que morreu em 2011.
— Vamos resgatar a história do hospital homenageando célebres gaúchos que nasceram aqui, a exemplo de Elis Regina, Moacyr Scliar, Luis Fernando Veríssimo, Lauro Quadros, Jorge Furtado, Martha Medeiros. Além de muitos outros gaúchos, que mesmo sem terem seus nomes conhecidos, são parte desta história assinalada no livro de registro dos nascimentos do Beneficência — destaca Pigatto.
Além da nova unidade, a direção do hospital prevê, para daqui 60 dias, a inauguração do bloco cirúrgico e da sala de recuperação, completando o que denominaram de Centro de Alta Complexidade São Miguel. Todo o complexo ficará localizado no terceiro andar da instituição.
— Com os novos leitos, teremos uma equipe de 50 técnicos de enfermagem e 10 enfermeiros. Inclusive, estamos com processo de seleção aberto — frisa.
Interessados podem entrar em contato com o hospital pelo e-mail curriculo@beneficenciars.org.br. Em novembro do ano passado, funcionários da instituição reclamaram do atraso nos salários. Situação que, de acordo com Pigatto, está contornada.
— Estamos com os salários em dia. Os que estavam em atraso, fizemos um acordo com os funcionários para parcelar o saldo restante. O time está motivado e compreendeu nosso trabalho. Estamos com todos os esforços voltados para devolver o Beneficência à sociedade, com serviços de alta qualidade e acessíveis —afirma.