Entrou em operação, nesta quarta-feira (15), o trecho de faixa exclusiva de transporte coletivo na Rua Siqueira Campos, no Centro Histórico. A demarcação em azul foi feita entre as ruas General Portinho e Uruguai, ao longo de um quilômetro. Com isso, Porto Alegre totaliza 32,2 quilômetros de faixas exclusivas e 56,3 quilômetros de corredores de ônibus.
O funcionamento do espaço exclusivo para ônibus, táxis e lotações será de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 20h, com o objetivo de proporcionar mais rapidez aos coletivos.
— Essa é uma das políticas públicas mais eficientes, pois traz grande benefício para os passageiros com baixo custo de investimento e manutenção e torna o transporte público mais atrativo ao garantir maior eficiência para os coletivos, que se isolam das interferências do trânsito — destaca o secretário extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello.
O trecho também recebeu uma remodelação dentro do conceito de Ruas Completas, com uma nova ciclofaixa unidirecional, travessias de pedestres revitalizadas e urbanismo tático. O local vai ter um período de acompanhamento e orientação aos motoristas, em que haverá reforço nas ações educativas e presença de agentes de fiscalização de trânsito para instruir sobre o uso adequado do espaço.
O governo municipal dobrou a extensão de faixas exclusivas em Porto Alegre nos últimos dois anos. A prefeitura ainda pretende implantar faixas exclusivas de ônibus na 24 de Outubro, Silva Só, Plínio Brasil Milano, Túnel da Conceição (sentido Bairro/Centro) e Avenida Azenha. Ainda não há confirmação de quando começará a ser feito.