Permitidas desde o dia 4 de junho, as aulas práticas presenciais seguem liberadas nas instituições de Ensino Superior de Porto Alegre. Mesmo com o novo decreto mais restritivo, que entra em vigor nesta quarta-feira (24), as atividades estão autorizadas pela prefeitura da Capital.
De acordo com o texto do decreto, estão permitidas pesquisas, atividades práticas de ensino e estágio obrigatórios realizados nas instituições, desde que não possam ser feitas de forma remota em razão da pandemia.
Na época da liberação, o secretário extraordinário de Enfrentamento do Coronavírus da Capital, Bruno Miragem, explicou que é a natureza do curso que determina a possibilidade de realizar atividades presenciais. O interesse principal era permitir a retomada de pesquisas, de forma especial na área médica e química.
Já as aulas presenciais da educação infantil e dos ensinos Fundamental, Médio e Superior ficam suspensas, tanto no setor público quanto no privado. A regra vale para cursos de idioma, culinária, artes, etc. O ensino individual está permitido, desde que aluno e professor mantenham distância de dois metros.