O tempo nublado e a baixa temperatura evitaram que as aglomerações se repetissem na Orla do Guaíba neste domingo (24). Os termômetros chegaram a marcar 16°C no início da tarde. No entanto, algumas pessoas não respeitaram o decreto que obriga o uso de máscaras pela população na Capital.
Segundo relato do repórter fotográfico Mateus Bruxel, que circulou pelo local entre o final da manhã e início da tarde, ao menos quatro grupos de pessoas não apresentavam o utensílio que ajuda na prevenção do contágio de coronavírus. Alguns deles, depois de estacionar seus carros, caminhavam no percurso que liga a Usina do Gasômetro à Avenida Ipiranga sem a máscara no rosto. Outros, no entanto, respeitaram a norma enquanto passeavam ou andavam de bicicleta ou skate.
No final de semana passado, com a presença do sol e uma temperatura elevada, além da falta de máscaras, foram constatadas aglomerações, desrespeitando o distanciamento orientado pela prefeitura de Porto Alegre. O comportamento, inclusive, fez com que alguns moradores do Centro Histórico criassem um abaixo-assinado na internet, exigindo o fechamento do espaço.