A tarde deste domingo (19) registrou movimento intenso de pessoas na orla do Guaíba, em Porto Alegre. Entre a Usina do Gasômetro e a Avenida Ipiranga, pessoas caminhavam, pedalavam, passeavam com cachorro de estimação e mateavam, individualmente ou em grupo.
A temperatura alcançou os 27°C por volta das 16h e o céu quase não tinha nuvens. A combinação seria convidativa para aproveitar o dia na rua, caso a Capital não estivesse em tempos de confinamento contra a pandemia de coronavírus.
Apesar das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do governo do Estado e da prefeitura de Porto Alegre, a maioria dos pedestres não usavam máscaras.
A prática de esportes ao ar livre, desaconselhada por autoridades, também foi vista. Corredores e ciclistas dividiam a faixa de rua sem automóveis e as ciclovias.
A quantidade de pessoas circulando era tanta que muitas vezes não havia espaço disponível para respeitar a distância mínima de 2 metros entre cada indivíduo, apontada por especialistas.
Vendedores ambulantes que preferiram não ser identificados disseram que o movimento lembra o de finais de semana antes das restrições de circulação vigentes na Capital.