Oito contêineres de lixo foram incendiados no bairro Santana, em Porto Alegre, na madrugada desta quinta-feira (12). As ocorrências foram registradas nas ruas Laurindo, Santana e Jerônimo de Ornelas.
De acordo com os bombeiros, os focos de incêndio só foram controlados por volta das 7h. Nenhum contêiner necessitou ser trocado — as chamas atingiram principalmente o lixo dentro dos equipamentos.
O motorista Volnei Gross, 44 anos, trouxe pacientes da cidade de Ivoti para consulta na Capital. Foi ele quem avisou os bombeiros sobre os incêndios.
— Eu cheguei umas 6h e o fogo estava bem alto, tinha muita fumaça — conta.
O comandante do 9º Batalhão da Brigada Militar, tenente-coronel Luciano Moritz, informa que o Serviço de Inteligência apura o fato e que, por enquanto, não há informações sobre o caso. Segundo ele, há indícios de vandalismo, mas a possível motivação e a autoria só poderão ser comprovadas com o trabalho de investigação.
Já a Polícia Civil vai instaurar inquérito de dano ao patrimônio público, além de procurar câmeras de segurança que tenham flagrado alguma pessoa ou veículo no local. Conforme o delegado Ajaribe Pinto, titular da 10ª DP, tudo indica tratar-se de vandalismo, mas é cedo para afirmar alguma coisa sobre possível autoria.