A Casa Azul, casarão histórico na esquina das ruas Riachuelo e Marechal Floriano Peixoto, no Centro Histórico, teve os tapumes que isolavam a estrutura retirados na tarde desta sexta-feira (6). O local estava interditado desde 2018.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), o isolamento foi retirado após a prefeitura executar obras de estabilização da fachada do casarão.
Agora, a casa foi devolvida para os proprietários, conforme acordo judicial firmado em 2018. As obras na fachada estavam em andamento desde abril de 2019. Agora a família proprietária do local deverá executar as demais reformas necessárias.
A decisão de retirada do isolamento se deu após a realização de vistorias de conclusão da estabilização da fachada, executada por empresa contratada e fiscalizada pela SMIM.
Imóvel foi disputado na Justiça
A prefeitura de Porto Alegre havia pedido em 2018 na Justiça a propriedade da Casa por meio da ação, encaminhada a Procuradoria-Geral do Município (PGM) e chegou a ganhar judicialmente a posse do imóvel.
Após ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual, foi feito um acordo definindo que as obras de restauro do prédio, que é inventariado, seriam executadas pelos proprietários. O município de Porto Alegre, também condenado na ação, realizou a contratação da empresa responsável para execução da obra, até que os bens da família, bloqueados pela Justiça, fossem liberados. A entrega se deu após a liberação, em janeiro, da primeira parcela dos bens dos proprietários, bloqueados pela Justiça durante o processo.
Serviço
Com a retirada dos tapumes, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) liberou de mais uma faixa do trânsito, que agora terá uma pista e meia, tanto na rua Riachuelo como na Marechal Floriano. A outra meia-pista, em ambas as vias, continua bloqueada para circulação de pedestres.