O Guaíba foi palco de piruetas das mais diversas no sábado (14). Ocorreu na Ilha dos Marinheiros, em Porto Alegre, o 2º Campeonato Gaúcho de Wakeboard, esporte no qual os atletas fazem manobras presos a uma prancha.
Quarenta atletas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas participaram da competição, em quatro categorias: iniciante, feminino, intermediário e open. Puxados por uma lancha, eles tiveram 40 segundos em cada trecho demarcado com boias para executar até cinco manobras, que incluem saltos de 360º, mortais e loopings. Foram julgados pela qualidade da execução e pela dificuldade e variedade da apresentação.
— O Wakeboard era um esporte forte antigamente, depois dispersou. Mas desde o ano passado, quando teve a primeira competição, muita gente voltou a praticar — diz Daniel Mueller, um dos organizadores do evento, realizado na escola Wakepoint.
Os vencedores levaram troféus e presentes dos patrocinadores.
O público foi estimado em cerca de 400 pessoas pela organização. Além do torneio, o evento teve aula de ioga, e contará com atividades para crianças, food trucks e venda de roupas. No final da tarde, teve ainda um festival com sete bandas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Os vencedores:
Categoria open: Gabriel Schleiniger Mueller
Categoria feminina: Gabriela Martins Andrade
Categoria iniciante: Rafael Carvalho
Categoria intermediário: Eduardo Hadler