Arroz, lentilha, carne de porco e farofa — os ingredientes, comuns às mesas no Réveillon, foram também o cardápio de 50 marmitas distribuídas a moradores de rua nos bairros Menino Deus e Azenha, em Porto Alegre, horas antes da chegada de 2020. A ceia solidária foi entregue por torcedores do Grêmio, que fizeram uma força-tarefa para compartilhar alimentos, abraços e votos de feliz Ano-Novo com pessoas em situação de vulnerabilidade.
— Foi incrível. Eles nos receberam com sorrisos e agradecimentos. É um cardápio normal para quem comemora o Ano-Novo em casa, com a família. Mas para eles foi especial — garante a recepcionista Jennifer da Rosa Gonçalves, 25 anos.
Jennifer, que mora em Alvorada, na Região Metropolitana, veio para a Capital de carona com um motorista de aplicativo, que se disponibilizou a transportá-la sem custo. Partiram também de voluntários tricolores os recursos para comprar comida, bebida e até sobremesa — cem cupcakes foram doados para a iniciativa.
O restaurante onde as marmitas foram montadas foi outra prova de solidariedade: o dono do estabelecimento disponibilizou gratuitamente o local para preparação das doações.
Quem organizou tudo, desde a arrecadação de recursos até a reunião dos voluntários, foi Rafael Baptista Santos, 25 anos, administrador da página Grêmio Future, que tem mais de 80 mil seguidores no Twitter. E ele nem mora em Porto Alegre –residente em Brasília há oito anos, o torcedor costuma promover ações beneficentes com frequência. Desta vez, juntou os colaboradores em um grupo de WhatsApp e fez tudo acontecer.
— Os seguidores compram nossas idéias, todas as vezes em que me propus a participar de uma ação assim tive um feedback positivo e a confiança deles. Gosto de ajudar, e a página me dá essa condição. É gratificante.