A chuva e o vento forte que atingiram Porto Alegre no final da tarde desta quarta-feira (15) causa falta de luz em diversos bairros da cidade. A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) confirmou que 130 mil imóveis estão sem energia elétrica em função do temporal.
A CEEE não informou, no entanto, quais bairros estão sem o serviço, mas reforçou que a parte mais afetada é a Zona Sul. Ainda não há previsão para o restabelecimento da luz.
Leitores entraram em contato com a reportagem e informaram falta de luz em ao menos 25 bairros: Belém Novo, Belém Velho, Bom Fim, Bom Jesus, Camaquã, Cascata, Cavalhada, Centro, Chácara das Pedras, Cristal, Espírito Santo, Ipanema, Jardim Itú-Sabará, Medianeira, Menino Deus, Nonoai, Passo das Pedras, Restinga, Santana, Sarandi, Teresópolis, Tristeza, Vila Nova, Vila Jardim e Vila Assunção.
A companhia também solicita para que a comunicação de falta de energia seja feita por mensagem SMS. Para isso, o consumidor deve enviar a palavra "LUZ" e o número da sua unidade consumidora (UC, em amarelo na conta) para 27307. O serviço é gratuito.
Segundo a RGE, "ainda não é possível precisar quantos clientes estão sem energia em função do temporal e a dimensão dos estragos".
Queda de árvores e postes
Devido ao temporal, diversas árvores e postes caíram e, em alguns casos, bloquearam as vias. A Marechal Borman, ao lado do Nacional, a está totalmente interditada, assim como a Avenida Icaraí, próximo ao número 1.949.
Na Avenida Meridional, próximo à Estrada João Antônio da Silveira, fios pegaram fogo na calçada às 18h58min. Na Avenida Edvaldo Pereira Paiva poste de luz caiu em frente ao Iberê Camargo.
Há ainda ruas parcialmente bloqueadas, como a Ramiro Barcelos, próximo à Praça Júlio de Castilhos. A Avenida Osvaldo Aranha também tem interdição parcial em frente ao Araújo Viana, sentido Centro-bairro.
A CEEE recomenda que as pessoas não toquem em fios e postes caídos, nem em galhos que possam estar em contato com a rede. "Afaste as pessoas, especialmente crianças e entre em contato com a CEEE", diz a companhia.