Datados da década de 1940, 18 postes históricos foram restaurados e serão reinstalados no centro de Porto Alegre. O trabalho foi iniciado pela restauração, na primeira semana de dezembro do ano passado. A previsão para conclusão do serviço, com todos os equipamentos já instalados, é para a primeira quinzena de março.
Quatro postes foram colocados em frente ao Paço Municipal, na Praça Montevidéu. Outros 14 serão reinstalados na Avenida Borges de Medeiros, no trecho entre as ruas Jerônimo Coelho e Fernando Machado.
Os equipamentos passaram por restauração, sob responsabilidade das equipes da coordenação de Iluminação Pública da secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) da cidade.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário destacou que o trabalho é um exemplo de como a preservação do patrimônio histórico atua na "recuperação da autoestima do porto-alegrense ".
Os quatro postes recolocados em frente a prefeitura são de ferro fundido e possuem dois globos de iluminação cada, com lâmpadas de vapor metálico de 250 watts, e pesam, apenas nesta parte superior, cerca de 200 quilos. Já as luminárias da Borges tem lâmpadas de vapor metálico de 150 watts. No total, a prefeitura da Capital investiu cerca de R$ 250 mil.