Moradores do bairro Mont'Serrat, em Porto Alegre, foram surpreendidos por uma situação inusitada no começo da manhã desta quinta-feira (23). A parada de ônibus da Rua Pedro Ivo, entre a Pedro Chaves Barcelos e a Comendador Rheingantz, foi interditada devido à queda de grandes pinhas de uma árvore da via.
Por volta das 5h, o local já estava interditado, mas não havia desvio de linhas de ônibus. Os passageiros são orientados a aguardar pelo transporte próximo à parada, em outro ponto da calçada.
— Desde segunda-feira notei que havia algumas (pinhas) no chão, mas, antes disso, nunca tinha visto. Se pega na cabeça de alguém machuca, ou estraga um carro — preocupa-se Nilda Ferreira Brum, 57 anos, que trabalha como babá na região.
Pesada na balança de uma farmácia próxima ao local, uma das pinhas alcançou dois quilos, e o comprimento chegou a 21 centímetros. A maioria é de grande porte e há diversos frutos da cor verde espalhados pelo chão.
— Foi nesta semana que os clientes começaram a comentar. Nunca tínhamos visto — relata a farmacêutica Francieli Rocha, 27 anos, que trabalha na região.
Por foto, técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) identificaram que as pinhas caíram de uma Araucaria bidwillii, também conhecida como araucária australiana. Uma vistoria que será feita no começo da tarde vai confirmar a espécie e verificar se o vegetal representa risco.
O técnico que fará a inspeção vai tentar identificar o motivo para a queda das pinhas e quais os riscos envolvidos. Como o vegetal está em uma área particular, o proprietário precisará ser notificado. O técnico vai definir a medida necessária – que pode envolver poda ou corte – e o prazo em que ela deve ser adotada. Em caso de descumprimento, fica sujeito a uma multa de R$ 1.019,61.
– Descobrimos que já havia solicitação do dia 16 para uma vistoria neste local. Pelas fotos, tudo indica que há risco de danos a pessoas e a propriedade. A prefeitura apenas poderá tomar as medidas caso o proprietário não cumpra com alguma obrigação – explica o diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável da pasta, Marcelo Grunwald.
O técnico também deve verificar, ainda nesta quinta-feira, uma situação semelhante na Rua Casemiro de Abreu, no bairro Boa Vista, próximo à Engenheiro Teixeira Soares. Moradores colocaram uma faixa para isolar a calçada devido a pinhas que estão caindo no local.