A aparição de morcegos em áreas urbanas é normal nesta época do ano. Ainda assim, ter um desses animais dando rasantes dentro de casa não é uma cena agradável. Em bairros como o Centro Histórico, onde moradores relataram nesta semana a aparição de mamíferos voadores, a cena por vezes assusta.
Mas você sabe o que fazer se um morcego entrar em casa? GaúchaZH foi atrás de especialistas para esclarecer dúvidas a respeito da presença do bicho.
Cuidado com a histoplasmose
Antes de mexer em um morcego ou no ambiente em que ele costuma ficar, atenção: as fezes desses animais, bem como a de aves, podem ser ambientes férteis para o desenvolvimento de fungos transmissores de histoplasmose. A doença se manifesta como infecção aguda, podendo levar à morte.
De acordo com Diego R. Falci, médico infectologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e do Hospital Moinhos de Vento, o fungo se desenvolve em ambientes fechados e úmidos, sem ventilação. Por isso, é preciso muito cuidado na limpeza de forros.
— O mais indicado é contratar uma empresa especializada para a limpeza desses locais, pois haverá o uso de equipamentos de proteção. Quem faz por conta pode se expor e acabar desenvolvendo a doença — salienta o médico.
Se o morcego apenas entrar em uma casa e largar fezes, as chances de desenvolvimento do fungo é bem pequena.
Mas o que fazer se um morcego entrar em casa?
De acordo com a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente da Capital (Smams), Soraya Ribeiro, as aparições de morcegos são normais nesta época do ano, uma vez que os filhotes realizam as primeiras tentativas de voo. Fêmeas grávidas se instalam nos forros de casas por volta do mês de outubro e, no início de janeiro, os filhotes aprendem a voar.
Ao entrar numa casa, é provável que o morcego fique meio atordoado de primeira, voando entre os cômodos. No entanto, ele vai parar e ficar pendurado num canto em algum momento. Aí, tudo o que você precisa fazer é: abrir as janelas! Ele sairá sozinho.
Atenção: se isso ocorrer durante o dia, tenha paciência. É possível que o animal só se movimente quando o sol já estiver desaparecendo no horizonte, horário em que sai para se alimentar.
E se o morcego aparecer no chão, morto, deve-se ligar para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pois as equipes recolhem o animal para análise.
É permitido matar morcego?
Não! É proibido! O morcego é um animal silvestre protegido pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998). Animais silvestres são nativos e possuem uma função na natureza. Quem infringir a legislação pode sofrer detenção de seis meses a um ano, além de multa.
Você precisa saber que em fevereiro a maior parte dos morcegos urbanos começa a procurar abrigo fora da cidade. Quando isso ocorrer, é uma boa oportunidade para limpar ambientes e vedar frestas por onde eles possam entrar no próximo ciclo.
O que não fazer quando um morcego entrar em casa
Não é recomendado pegar o morcego com as mãos, pois ele provavelmente tentará se defender com mordidas, que podem transmitir raiva – mas não são todos os morcegos que estão infectados com o vírus. Quando doentes, esses animais podem ser vistos caídos no chão durante o dia, acontecimento raro, pois são noturnos.
Também não se deve cutucar, mexer ou provocar os aglomerados de morcegos, mais comum de se encontrar no final do ano. Se provocar a colônia, os bichos saem desorientados e acabam entrando na primeira janela que estiver aberta. Essa também é uma das principais causas de morcegos em imóveis.
Por fim, esses animais urbanos são inofensivos e não vão sugar o sangue de humanos. Então, calma!
Como pegar um morcego na mão?
O ideal é não tentar manusear o bicho, pois ele estará assustado e pode tentar se defender com mordidas. Mas se você estiver confiante o suficiente para tentar ajudá-lo, jogue levemente uma toalha por cima dele (se o morcego estiver no chão), tente fechar as asas delicadamente e solte-o na janela.
A prefeitura retira o animal da minha casa?
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smams) não faz a remoção de morcegos. As equipes trabalham apenas com resgates de fauna, em que a prioridade são animais machucados. No entanto, é possível ligar para o número (51) 3089-7517 para obter alguma orientação.
E se eu chamar uma dedetizadora?
O administrador operacional André dos Santos Beck, da empresa Zap Cupim, alerta que o manejo de uma infestação de morcegos não é nada simples. Primeiro, a empresa realiza uma avaliação para identificar a gravidade da infestação, pois as ocorrências vão desde um animal preso em uma caixa de ar condicionado até telhados cheios de morcegos. Dependendo do local, os valores podem variar entre R$ 150 a R$ 10 mil.
O procedimento é sempre o mesmo: retirar um por um dos animais, realizar limpeza de fezes e urina, fazer a higienização completa para pragas que parasitam o morcego, e depois aplicar um produto repelente a base de citronela — com duração estimada de um ano.
Por fim, deve-se fazer a instalação de uma barreira física para evitar que o animal volte. Em casos mais graves também são instalados holofotes, já que a luz forte espanta morcegos urbanos.