Pacientes que buscavam atendimento na Unidade de Saúde Tristeza, na Avenida Wenceslau Escobar, na zona sul de Porto Alegre, foram surpreendidos com o fechamento do local na tarde desta quinta-feira (23). Sem aviso prévio, conforme pacientes que conversaram com a reportagem de GaúchaZH, as portas do local ficaram fechadas por duas horas.
A cuidadora de idosos Elizabete Lima da Silva, 54 anos, tinha uma consulta marcada às 10h30min, mas, quando chegou ao posto, pediram para ela voltar às 13h.
— Aí (quando voltei, à tarde) estava fechado para reunião até as 15h — contou.
Ao pedirem explicações, um funcionário abriu uma fresta da porta e disse que a unidade estava fechada para reunião da equipe. Enquanto isso, do lado de fora, idosos e crianças aguardavam, sentados no chão, sob sol forte.
— Tinham pessoas bem ruins, de bengala, no sol. Muito absurdo. Tinha uma senhora bem ruinzinha sentada num canteiro. As pessoas estavam largadas de qualquer jeito — conta Elizabete.
Além da falta de aviso sobre a reunião, pacientes também reclamaram que foram impedidos de entrar no posto para aguardar atendimento no saguão, onde há cadeiras.
— Não avisaram nada pra gente. É um absurdo. Gente doente esperando aqui no sol — esbravejava a aposentada Eunice Crizel dos Santos, de 70 anos, que estava no local com dois de seus netos, de 10 e seis anos.
A Secretaria Municipal da Saúde afirma que, uma vez por semana, os postos fecham por duas horas para reunião dos funcionários. A pasta afirma ainda que está em busca de uma uniformização da forma de comunicar a população sobre o fechamento das unidades para essas reuniões.
Esse posto de saúde será um dos administrados por organização da sociedade civil. Atualmente, metade dos funcionários é vinculada ao Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf) e metade contratada pela própria prefeitura.
Confira a íntegra da nota da Secretaria Municipal da Saúde
A Unidade de Saúde Tristeza realiza reuniões de equipe uma vez por semana durante duas horas, assim como em todas os postos de saúde da capital. O procedimento serve para avaliar os atendimentos e também priorizar e planejar os serviços nas comunidades. Antes de 2017 o tempo de reunião era de quatro horas por semana. É dever de cada Unidade de Saúde comunicar os pacientes sobre estes horários. Para organizar estas comunicações, a Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde está em fase de publicação da política de comunicação de todas estruturas da Secretaria.