Se em 2019 o Carnaval de Porto Alegre levou a resistência como seu mantra na Avenida, neste ano, será a vez da busca pela redenção. Depois de dois anos de incerteza, 2020 promete uma retomada, principalmente, no que se trata da infraestrutura do evento.
E as tratativas para que isso aconteça começaram ainda no meio do ano passado, quando as entidades carnavalescas assinaram contrato com uma produtora que ficará responsável por toda a montagem, venda de ingressos e captação de possíveis parceiros para o evento.
A empresa contratada é conhecida no meio carnavalesco do Rio Grande do Sul. Com origem em Pelotas, no sul do Estado, a Bah! Entretenimento já faz parte dos carnavais de Uruguaiana, Cruz Alta e de sua cidade natal.
Apesar de organizar um dos festejos mais tradicionais do RS, em Uruguaiana, a empresa está ansiosa para colocar seu trabalho em prática na Capital. Richard Amaral é um dos sócios e compartilhou com a reportagem suas expectativas para o Carnaval de Porto Alegre:
— Cada cidade tem um público para o Carnaval. E em Porto Alegre também é assim. Por isso, aprendemos em cada lugar que chegamos e estamos ansiosos por aprender com o pessoal daqui.
O profissional explica que o modelo de gestão do evento que a produtora está aplicando em Porto Alegre é o mesmo usado em outros carnavais Rio Grande afora. Richard ressalta que este é um padrão que vem se popularizando e deve se espalhar até para grandes polos do Carnaval brasileiro, como Rio de Janeiro e São Paulo.
— As escolas e o município nos contratam para fazer o trabalho de bastidor, deixar tudo funcionando. Assim, eles podem focar em suas áreas, principalmente, as escolas de samba, que ficam somente com a parte de montar os desfiles — pontua ele.
Questionado sobre sua fala relacionada a parceria entre municípios e produtora, Richard diz que não foi diferente em Porto Alegre. A afirmativa, num primeiro momento, causa estranheza, pois a prefeitura deixou de apoiar o Carnaval com repasses de dinheiro público em 2017.
Porém, o empresário garante que o auxílio do poder público será o mesmo do ano passado, focado em prestação dos serviços de limpeza e iluminação do Porto Seco, além da presença de agentes públicos no dia do evento, como Brigada Militar, Guarda Municipal, Samu, Corpo de Bombeiros e unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Setor popular deve ter ingressos mais baratos
A grande diferença desta festa para a apresentada no ano passado — feita por organização das próprias escolas —, estará mesmo na estrutura do evento. Segundo Richard, o Porto Seco terá capacidade para receber até 10 mil pessoas em cada dia de apresentação. A divisão será feita em duas arquibancadas que, juntas, têm capacidade para cinco mil pessoas — uma estará na cabaceira e outra no final da pista.
Os demais espectadores estarão divididos entres as frisas — espaços cercados com mesas e cadeiras, cobertos ou não, que comportam até 10 pessoas — e os camarotes — espaços cobertos, elevados à 1.20m do chão, com mesas, cadeiras, serviços adicionais e até 10 vagas. Os camarotes terão duas modalidades: VIP e Premium. Nesta segunda modalidade, haverá apresentações de artistas nos intervalos dos desfiles.
— A estrutura volta a ser como em anos anteriores, com padrão elevado de qualidade — garante o sócio da Bah!.
O Porto Seco ainda terá um setor popular, pedido especial das agremiações para a organizadora da festa. Neste local, com ingressos mais baratos — os preços ainda não foram divulgados —, os espectadores poderão ficam de pé ou trazer cadeiras de casa para acompanhar os desfiles. Mesmo faltando pouco menos de dois meses para o início da festa, 80% dos ingressos já foram vendidos — até o momento, apenas camarotes e frisas estão com a vendas abertas.
Em breve, serão anunciadas as vendas para arquibancada e o setor popular. Durante os dois dias de festejos, o Porto Seco ainda terá praça de alimentação, estacionamento e linha especiais de ônibus atendendo a região.
Como comprar ingressos
/// As vendas pela internet ocorrem pelo site Minha Entrada.
/// As entradas também são vendidas na sede da Uespa, na Avenida Ipiranga, 311, bairro Praia de Belas.
/// No local, o atendimento é todas as quintas e sextas-feiras, das 13h30min às 18h30min.
Confira a ordem dos desfiles
Sexta-feira, 6/3/2020
- Império dos Herdeiros (Bronze)
- Filhos de Maria (Bronze)
- Protegidos da Princesa Isabel (Bronze)
- Mocidade Independente da Lomba do Pinheiro (Bronze)
- Academia de Samba Puro (Prata)
- Fidalgos e Aristocratas (Prata)
- Copacabana (Prata)
- Realeza (Prata)
- Acadêmicos de Gravataí (Ouro)
- Império da Zona Norte (Ouro)
- União da Vila do IAPI (Ouro)
- Império do Sol (Ouro)
Sábado, 7/3/2020
- Universidade do Samba (Bronze)
- Cohab Santa Rita (Bronze)
- Unidos do Guajuviras (Bronze)
- Acadêmicos da Orgia (Bronze)
- Tribo Carnavalesca Os Comanches (Convidada)
- Unidos da Vila Mapa (Prata)
- Unidos de Vila Isabel (Prata)
- União da Tinga (Prata)
- Academia de Samba Praiana (Prata)
- Imperatriz Dona Leopoldina (Ouro)
- Imperadores do Samba (Ouro)
- Estado Maior da Restinga (Ouro)
- Bambas da Orgia (Ouro)
*Os horários de cada desfile ainda não foram divulgados.