A administração da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger, na zona sul de Porto Alegre, programou uma série de atrações para marcar o aniversário de 44 anos do espaço destinado a preservar a fauna e a flora da Capital.
Desde quinta-feira passada (12) até a próxima sexta (20), a unidade administrada pela prefeitura realiza na região diferentes eventos como passeios especiais guiados, oficinas, apresentações artísticas e mostra de animais empalhados.
A reserva, uma área de 204 hectares no Lami, garante a preservação de ambientes como matas ciliares, de restinga e banhado, além de espécies como o bugio, a capivara e o jacaré-de-papo-amarelo. No sábado (14), dezenas de pessoas foram à orla do Guaíba curtir uma amostra das atividades escolhidas para celebrar a data. O dia começou com a leitura do livro O Canto do Gil, o Macaco Bugio, e prosseguiu com música ao vivo, brincadeiras para crianças e uma exposição sobre animais nativos do Rio Grande do Sul.
Os bichos empalhados, trazidos pela equipe do Museu de Ciências Naturais do Estado, chamou a atenção de crianças como Pablo Leandro Rodrigues, seis anos. Acompanhado da irmã, Merollyn, 14 anos, ele admirava impressionado a anatomia de um bugio ao lado de um furão, um tatu e um ouriço. Encostava o dedo no pelo dos animais, menos de um em particular.
— Este aqui me deu um susto — explicou à irmã, apontando para o puma de tom bege paralisado à sua frente.
Outro grupo de visitantes optou por fazer uma visita guiada no interior da reserva, onde, em circunstâncias normais, só é possível entrar mediante agendamento prévio.
— É interessante conhecer um lugar como este porque muita gente nem sabe que existe uma área assim em Porto Alegre, com uma natureza tão preservada — explicou o estudante e técnico de informática Tiago Fontoura, 19 anos.
A gestora da reserva, Maria Carmen Bastos, afirma que o objetivo das atrações é aproximar a comunidade local e o público em geral do tema da conservação ambiental.
— Tivemos pelos menos 200 pessoas participando das atividades até agora — diz Maria Carmen.
As últimas iniciativas — oficinas gratuitas de preparação de suco e produção de sabonete artesanal — serão realizadas na terça e na sexta-feira.
Serviço
Oficina Alimentos da Sociobiodiversidade – Preparação e Pasteurização de Suco de Butiá
- Quando: 17 de dezembro, das 13h às 18h
- Como participar: inscrição prévia pelo e-mail reservalami@smam.prefpoa.com.br
Oficina Saboaria Artesanal com o Uso de Espécies Nativas
- Quando: 20 de dezembro, das 13h às 18h
- Como participar: inscrição prévia pelo e-mail reservalami@smam.prefpoa.com.br
Visitas guiadas
- Mesmo fora do período de aniversário, podem ser agendadas visitas guiadas na área da reserva, mediante inscrição prévia, para grupos de cinco a 15 pessoas.
- Como participar: inscrição pelo e-mail reservalami@smam.prefpoa.com.br
Onde fica
- Avenida Otaviano José Pinto, s/nº, bairro Lami (placas ajudam a indicar a localização). De ônibus, linhas como 267.2 (Lami), R67 (Rápida Lami) e D67 (Lami via Belém Novo) levam até lá.