As pichações feitas no Largo dos Açorianos já foram apagadas. Após o ato de vandalismo, que ocorreu na madrugada de domingo (15), servidores da Secretaria de Serviços Urbanos de Porto Alegre (SMSUrb) realizaram a limpeza do local. A ação ocorreu na manhã desta segunda-feira (16). Os responsáveis pelas pichações foram detidos após denúncias por telefone.
Por volta das 4h do domingo (15), agentes da Guarda Municipal abordaram dois rapazes, um adolescente e um de 18 anos, que estavam próximos do local. Na delegacia, o adolescente admitiu ter sido o autor do vandalismo. A tinta estava na mochila do mais velho.
Revitalizado e entregue novamente aos porto-alegrenses há cerca de três meses, o espaço foi rapidamente recuperado graças à tinta antipichação. O recurso minimiza a ação do spray utilizado pelos pichadores na superfície do monumento, facilitando a limpeza do local. Não há necessidade de pintar a estrutura novamente.
Durante a limpeza, o secretário da SMSUrb, Ramiro Rosário, foi ao local para participar da ação, junto aos servidores da pasta.
O espaço já tinha sido alvo de vandalismo logo após a inauguração, em agosto. No mês seguinte, para amenizar a revitalização em eventuais novos casos, a tinta antipichação foi espalhada por todo o monumento.