As obras para a instalação do protótipo dos novos relógios de rua de Porto Alegre começaram na madrugada desta quinta-feita (7) em frente ao Paço Municipal. Após serem adiados por duas vezes, os trabalhos iniciais de fundações e preparação do local começaram para que o local tenha energia elétrica e fibra ótica.
O primeiro modelo será instalado na praça Montevidéu, localizada no Centro Histórico. A previsão é que o relógio comece a operar na primeira semana de dezembro. As funcionalidades ficarão em observação durante um período de 10 dias e, se aprovadas, o contrato com a empresa Brasil Outdoor será assinado. A empresa terá, então, 24 meses para efetuar a instalação dos outros 168 relógios de rua previstos no edital de contratação.
Além de registrar hora e temperatura, os novos relógios eletrônicos de Porto Alegre também terão câmeras de segurança. Os equipamentos contam ainda com medição de raios solares, painel de mensagens ao cidadão e Wi-Fi.
A empresa terá que fazer a conservação dos equipamentos. Em contrapartida, poderá explorar a publicidade dos espaços.
Os relógios de rua estão desativados desde julho de 2015 em Porto Alegre. Dois editais já haviam sido lançados pelo Poder Executivo, mas o primeiro processo não teve interessados e o segundo foi suspenso.