Após ser adiada duas vezes, começa na próxima semana a instalação do primeiro protótipo dos novos relógios de rua de Porto Alegre. A intenção é que ele comece a operar até a primeira semana de dezembro.
O anúncio foi feito na última quinta-feira (31) pela empresa Brasil Outdoor, vencedora da concessão, e pela prefeitura de Porto Alegre. Essa é a última etapa antes da assinatura do contrato da concessão do serviço.
As funcionalidades do modelo deverão ser testadas durante um período de dez dias. Se aprovadas, a empresa contratada terá um período de 24 meses para instalar os demais aparelhos – ao todo, serão 168. O prazo da concessão é de 20 anos.
Além de registrar hora e temperatura, os novos relógios eletrônicos de Porto Alegre também terão câmeras de segurança. Os equipamentos também contam com medição de raios solares, painel de mensagens ao cidadão e Wi-Fi.
A empresa terá que fazer a conservação dos equipamentos. Em contrapartida, poderá explorar a publicidade dos espaços.
Os relógios de rua estão desativados desde julho de 2015 em Porto Alegre. Dois editais já haviam sido lançados pelo Poder Executivo, mas o primeiro processo não teve interessados e o segundo foi suspenso.