O trecho 3 da orla do Guaíba, em Porto Alegre, deverá ser concluído em um ano, segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen. O prefeito Nelson Marchezan assina nesta segunda-feira (14) o contrato e a ordem de início das obras.
Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, Gazen afirmou que a população começará a ver movimento de trabalhadores no local nas próximas semanas:
— A expectativa é de que, dando a ordem de serviço hoje, a empresa amanhã mesmo inicie uma parte de mobilização, que vai durar mais ou menos uma ou duas semanas, que é a parte de canteiro e sinalização. Acreditamos que, em uma ou duas semanas, a gente já vai ver movimentos de caminhões colocando aterros.
Gazen disse que a prefeitura estuda a possibilidade de entregar uma espécie de “aperitivo” para a população em ato durante o aniversário de Porto Alegre, em março de 2020.
— Temos a intenção sim de, no aniversário de Porto Alegre, quem sabe fazer uma entrega preliminar. Digamos assim, parcial, né? Hoje, não temos ainda como afirmar essa situação, porque dependemos também de questões climáticas, mas pelo nosso planejamento gostaríamos sim de fazer antes da finalização uma entrega parcial pelo menos para a sociedade.
O projeto do trecho 3 da Orla prevê revitalização em 1,6 quilômetro, entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante, do Inter. O espaço contará com 27 quadras (de futebol, tênis, vôlei de praia e tênis de praia), academia ao ar livre e uma pista de skate, considerada a maior da América Latina. Três bares, esplanada e estacionamento com 200 vagas também serão implementados no local.
O consórcio ACA/RGS, de Portugal, foi o vencedor da licitação. O valor do contrato é de R$ 46.171.731,77, uma economia de quase 20% em relação ao orçado no edital, segundo a prefeitura.