Em uma sala comercial do bairro Passo d'Areia, na zona norte de Porto Alegre, nasce uma iniciativa que tem a pretensão de concorrer, ao menos na Região Metropolitana, com gigantes do transporte de passageiros, como Uber, Cabify e 99. Quem está por trás da empresa são 16 motoristas dessas mesmas plataformas que se uniram no começo do ano para pensar seu próprio negócio, a que deram o nome de POA Drivers.
O aplicativo que os empreendedores vão usar já existe — foi idealizado na cidade de Lages, em Santa Catarina, e opera também na pequena Panambi, no interior gaúcho. Chama-se Fiver — é como os usuários vão poder procurar nas lojas de apps, a partir de novembro, se os planos dos motoristas se concretizarem. A ideia é lançar, no mês que vem, uma versão piloto, onde não será possível ainda pagar corridas com cartão de crédito pelo aplicativo (apenas com dinheiro ou, nos carros que tiverem, na máquina de cartão).
Na Região Metropolitana e na praia, o app não deve cobrar tarifa dinâmica. Em contrapartida, o valor cobrado do usuário vai ter um acréscimo de 20% das 18h às 6h, para adicional noturno do motorista. Também deve ter categorias como pets (com motoristas que topem levar animais domésticos) e femini (com motoristas mulheres atendendo passageiras mulheres).
A ideia surgiu num dos pontos de encontro espontâneo dos motoristas por aplicativo na cidade: o restaurante Tudo Pelo Social, na Cidade Baixa. Para Alexsander Batista, 46 anos, e Michel Silva, 42 anos, presidente e vice da empresa, como sentem na pele as dificuldades do motorista, vai ser possível fazer algumas coisas diferentes do que os aplicativos já consolidados. O próprio SAC é feito por motoristas, exemplificam eles.
— A gente tem a sensibilidade dos problemas, a gente está na rua todos os dias, ouvindo o que não está bom na operação dos grandes aplicativos — diz Michel.
Até esta quarta-feira (23), o aplicativo tinha cerca de 150 motoristas cadastrados. A empresa também já iniciou a inscrição de profissionais no interior — com exceção de Panambi, onde o app já opera, há planos de estender a operação para qualquer município onde houver interessados em dirigir.