Pelo menos 1.102 crianças entre seis meses e cinco anos de idade foram imunizadas contra o sarampo em Porto Alegre neste sábado (19), Dia D da campanha de vacinação contra a doença em todo o país. A faixa etária é o público-alvo da mobilização nacional.
Segundo a Secretaria da Saúde de Porto Alegre, 475 doses foram aplicadas em bebês de seis meses a menos de um ano. Outras 627 crianças de 1 a 4 anos de idade foram vacinadas contra o sarampo.
— Ficou dentro da expectativa. Não é um público muito extenso, é um pouco restrito. Mas é fundamental para a proteção contra essa doença que, nessa faixa etária, pode ser letal — avaliou o secretário da Saúde da Capital, Pablo Stürmer.
Conforme o secretário, o movimento nos postos neste sábado foi tranquilo no início da manhã, mas se tornou mais intenso ao longo do dia. Em alguns momentos, os pais tiveram de esperar entre 20 e 30 minutos para vacinar os filhos.
Ao todo, 1.551 pessoas de diferentes idades foram vacinadas em Porto Alegre. Foram aplicadas 2.557 doses de vacinas diversas.
Neste ano, a Capital já registrou nove pacientes com sarampo. No Estado, foram 17 casos.
Vacinação continua
A primeira fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo foi lançada em 7 de outubro e segue até a próxima sexta-feira, dia 25. Pais que não conseguiram vacinar as crianças neste sábado podem levar os filhos para tomar a dose nos próximos dias.
Segundo a Secretaria da Saúde de Porto Alegre, a cobertura da vacina tríplice viral até o final de setembro estava em 77,7% na Capital. O percentual, no entanto, ainda não inclui os pacientes vacinados até aqui durante a campanha contra o sarampo — os dados serão incluídos no cálculo da cobertura do mês de outubro.
A taxa considerada ideal para o controle de doenças imunopreveníveis é de 95%.