Funcionários do Residencial Geriátrico Luz e Vida, localizado na Rua Ary Tarragô, em Porto Alegre, tiveram a madrugada interrompida por um estrondo por volta das 5h30min desta quarta-feira (30). O motorista de um Nissan March perdeu o controle do carro e destruiu o portão da clínica, invadindo o pátio do estabelecimento do bairro Jardim Planalto.
Segundo a Brigada Militar, o motorista — que não teve o nome divulgado — estava com a carteira de habilitação cassada. Ele mesmo chamou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi encaminhado para atendimento médico.
A cena improvável não deixa clara qual foi a trajetória do carro antes de colidir contra o portão. Aparentemente, o veículo bateu em uma rampa localizada em frente à clínica — pedras foram parar a alguns metros dali — e, em seguida, adentrou o pátio.
O automóvel ficou posicionado de maneira paralela ao portão, com o pisca alerta ligado de um dos lados. A frente do veículo ficou completamente destruída.
O March também colidiu em um registro e, por volta das 7h, era possível ver água jorrando do lado de fora da clínica — uma pequena poça chegava a se formar na grama. Até este horário, a geriatria estava sem água e sem energia elétrica, já que o carro bateu também contra um poste de luz.
— Temos caixa d'água, então vamos ficar com abastecimento por um tempo. Mas estamos também sem luz, o que atrapalha o atendimento e o conforto dos idosos, que gostam de assistir televisão. Mas a boa notícia é que não aconteceu nada com os nossos vovôs — relatou a proprietária.
A namorada do motorista apareceu no local depois que o homem já havia sido levado para atendimento médico. Ela disse que eles vão auxiliar o residencial a retomar os serviços:
— O carro tinha seguro. Já estou aqui também tentando ajudar a ligar para os órgãos responsáveis para que retomem a água e a luz — disse a mulher, que não quis se identificar.