Uma mulher de 24 anos morreu em um acidente na manhã desta quarta-feira (30) na freeway, na Região Metropolitana. A vítima, identificada como Aline Martins Ferreira, era carona de uma moto que foi atingida por um caminhão, no sentido Porto Alegre-Litoral, por volta das 5h.
O condutor da moto, Rubens Daniel Ortiz de Freitas, 34 anos, ficou ferido e foi encaminhado em estado grave ao Hospital Cristo Redentor, na Capital. Ele estava com a habilitação suspensa, segundo a Polícia Rodoviária Federal(PRF), e fez o teste do bafômetro, que deu negativo.
O casal seguiria para Capão da Canoa, no Litoral Norte. Muitas roupas e comidas ficaram espalhadas pelos cerca de 200 metros do trajeto pelo qual a moto foi arrastada.
O caminhão, com placas de Três Cachoeiras, havia saído da Capital e ia para Torres. O motorista afirma que parou o veículo pois pensou ter estourado um pneu e acredita que a moto tenha saído do acostamento e ingressado na faixa da direita. O veículo estava sem o tacógrafo, equipamento que registra a velocidade.
— Não tinha nada na minha frente. Ele (o motociclista) deve ter saído do acostamento. Quando parei pra ver se o pneu estava furado, vi a moto debaixo do caminhão — conta o caminhoneiro Régis Gomes, 36 anos.
Conforme a PRF, o condutor do caminhão foi flagrado tentando inserir um disco de tacógrafo novo no veículo e foi preso por "crime de inovar artificiosamente em local de acidente". Após ser autuado por homicídio culposo e fraude processual, ele foi liberado e vai responder em liberdade.
O motoqueiro será ouvido quando tiver alta. A faixa direita da freeway chegou a ficar bloqueada entre o km 82 e o km 81, no sentido para o Litoral, mas foi liberada às 8h20min.