As rajadas de vento que atingiram Porto Alegre na manhã desta segunda-feira (16) derrubaram uma árvore de grande porte no bairro Coronel Aparício Borges, na zona leste da Capital. Devido à queda do vegetal, a Rua Capitão André Lago Páris foi bloqueada no trecho entre a Rua Silvado e a Avenida Aparício Borges, por volta das 9h30min, para o trabalho dos Bombeiros.
A árvore, uma timbaúva, estava no pátio aos fundos do Colégio Tiradentes. Um muro foi derrubado e fios da rede elétrica foram atingidos. A rede está sem luz e, por isso, as aulas foram suspensas no turno da tarde, devendo ser retomadas apenas na terça-feira (17).
O diretor da escola, major Rafael Assis Brasil Ramos Aro, conta que foi ouvido um forte barulho, que antecedeu a queda de luz.
— Todos os alunos estavam em sala de aula e ninguém se feriu. Ventava muito e a árvore era muito antiga — afirma o diretor, que imediatamente acionou o Corpo de Bombeiros, CEEE e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Após a retirada da árvore, a escola vai tomar providências imediatas para levantar o muro.
Funcionário da escola, Luís Vargas, 30 anos, conta que levou um susto:
— Eu ouvi um barulho alto, e em seguida vi a árvore caída.
As aulas do turno da manhã, que encerram 12h40min, foram mantidas. Por volta das 12h, os bombeiros haviam deixado o local, mas funcionários da prefeitura ainda recolhiam os galhos da via. Não há previsão de quando a luz será retomada.