Programado para ocorrer nesta quinta-feira (12), o passeio de ônibus panorâmico pelos cenários do filme "Legalidade", em Porto Alegre, foi adiado em razão da chuva. O tour foi transferido para sexta (13), com início programado para as 14h.
Criado para celebrar a estreia do filme Legalidade, o passeio — que será realizado pelo coletivo da Linha Turismo — visitará o Paço Municipal e o Palácio Piratini, cenários do longa que retrata o movimento de resistência à ditadura militar comandado no Rio Grande do Sul pelo então governador Leonel Brizola, em 1961.
O ônibus partirá da Travessa do Carmo, número 84, e terá a Casa de Cultura Mario Quintana como ponto final. No local, os passageiros poderão assistir ao filme do diretor Zeca Brito na Cinemateca Paulo Amorim com 50% de desconto.
Durante o percurso, um guia vai elucidar os fatos retratados no filme em locais que serviram de pano de fundo para o momento histórico que assegurou ao então vice-presidente João Goulart sua posse como presidente após renúncia de Jânio Quadros. Militares não concordavam com o fato de Jango assumir o governo. Os passageiros vão participar de visita guiada no interior dos prédios históricos. Cada incursão deve durar cerca de 30 minutos, segundo a Linha Turismo.
Com Leonardo Machado, Cleo Pires e Fernando Alves Pinto no elenco, o filme também retrata um triângulo amoroso em meio à militância política.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, afirma que o passeio “busca promover Porto Alegre como destino turístico e evidenciar o potencial cênico da cidade”.
O ticket do evento custa R$ 30 e pode ser adquirido na Travessa do Carmo, número 84. Os participantes do passeio terão desconto de 50% no ingresso para ver qualquer sessão do filme Legalidade na Cinemateca Paulo Amorim, apresentando o bilhete do tour. Mais informações sobre o roteiro podem ser obtidas no telefone (51) 3289-6765.