A chuva, o vento e o frio não foram suficientes para afastar o público do desfile cívico-militar, em Porto Alegre, em comemoração à Independência do Brasil. O evento começou pontualmente às 10h, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, com o hino do Brasil tocado por militares e honrarias às autoridades.
O público se aglomerou com guarda-chuvas e capas de chuva às margens da avenida — no canteiro central e na parte de grama entre a via e o Guaíba. Nas mãos, a maior parte dos presentes segurava chimarrão e bandeiras.
No asfalto molhado, desfilam 5.186 pessoas, entre militares e civis. Somente o Exército Brasileiro têm 2.680 pessoas mobilizadas para o evento. A Marinha mobiliza 235 militares e a Força Área mais 160. Os demais participantes, 2111, são ligados à outras instituições, como resgate voluntário.
As autoridades se posicionaram em um palanque de metal montado pelo Exército. Ao centro da estrutura, estão o governador em exercício, Ranolfo Vieira Junior, e o comandante militar do Sul, general Miotto. Em frente ao local, uma bandeira gigante do Brasil foi posicionada para tremular sobre a tropa que desfila.
O Exército não tem estimativa de público presente. A Brigada Militar (BM) também não realizou a contagem.