Praticamente todos os cerca de 350 piquetes do Acampamento Farroupilha 2019 estão liberados para as atividades no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre. Vistoria do Corpo de Bombeiros realizada na tarde desta sexta-feira (6) aprovou as estruturas, faltando apenas dois galpões que ainda não haviam sido finalizados.
Ao longo da manhã, representantes de 111 estruturas que ainda não haviam realizado as adequações finalizaram os trabalhos e receberam o alvará para funcionamento.
— Todos estão adaptados, com extintores de incêndio, iluminação de emergência, placas de saídas de emergência, afastamento entre piquetes para evitar propagação em caso de incêndio, entre outras coisas — explicou o capitão dos bombeiros Rafael Jardim.
Na área de artesanato, onde há o comércio de diversos itens relacionados ao tradicionalismo, mais extintores foram colocados durante a tarde e o espaço também obteve autorização para operar.
Mesmo com as liberações, os piquetes trabalham ainda na finalização de pequenos detalhes, principalmente os relacionados a decoração.
— Nós montamos um parque dentro do coração da cidade, com um infraestrutura enorme. São muitos voluntários participando e trabalhando para que tudo funcione bem. Essas liberações dos bombeiros, sem dúvida, tiram um pouco do peso e da apreensão que tínhamos para iniciar esse grande evento — comemorou o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro.
O Acampamento Farroupilha abre oficialmente neste sábado. A cerimônia oficial está marcada para as 18h com a chegada da chama Crioula.
O evento vai até o dia 22 de setembro. Na edição do ano passado, mais de 800 mil pessoas passaram pelo acampamento, segundo o MTG.